Os 26 agentes dos Ecopontos de Contagem participaram, na quarta-feira (29), no Espaço Reciclar Perobas, de treinamento promovido pela Subsecretaria de Limpeza Urbana. Os agentes foram orientados sobre o que são resíduos sólidos, qual é o destino correto do material eletrônico, para onde o lixo residencial é levado e quais são os impactos da destinação incorreta.
A gerente de Mobilização Social, Thamires Diogo, destaca que é fundamental capacitar os servidores para que eles estejam preparados para informar a população de forma correta e eficiente. “Temos como objetivo multiplicar o conhecimento. Os agentes estão em contato direto com a população, por isso é importante que eles saibam orientar àqueles que utilizam os Ecopontos e saber para onde vão os resíduos da cidade”, afirma.
Após as palestras, os agentes foram até o aterro sanitário e conheceram o funcionamento do local que recebe os resíduos inservíveis gerados em Contagem para deposição final.
Arlindo Felício Pereira, agente do Ecoponto Maria José Chiodi, relata que a capacitação vai influenciar diretamente na qualidade do serviço prestado: “As orientações que recebemos foram importantes para ampliar nosso conhecimento. É importante saber sobre os materiais que descartamos e para onde vão. Assim podemos encaminhar cada tipo de demanda para o lugar correto e oferecer um trabalho cada vez melhor para a população”.
Os Ecopontos são locais que possuem caçambas disponibilizadas pela Prefeitura para descarte gratuito de pneus, móveis, entulho, madeira, podas de jardim, entre outros materiais. É recebido o volume máximo de 2 metros cúbicos de resíduo, o que correspondente a duas caixas d’água de 1000 litros. É proibida a utilização por empresas. Há também materiais que o Ecoponto não recebe, mas esses têm o destino correto, sendo o munícipe responsável por realizar o descarte adequado, de acordo com a Lei 12.305/2010.