O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Industrial, em parceria com Laboratório Hermes Pardini, celebra o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, com ação aberta à comunidade. Durante a manhã de sexta-feira (26), na sede do Cras Industrial, profissionais mediram pressão e glicemia e orientaram a população sobre como prevenir a doença. Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão estão o sobrepeso, a obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de serem hipertensos).
Para a coordenadora Mabel Vieira, o Cras Industrial trabalha sempre preocupado com o bem-estar dos usuários, proporcionando conhecimento e conscientização. “Por se tratar de uma doença silenciosa, as pessoas precisam estar atentas aos sintomas da hipertensão para evitar complicações futuras”, destaca a coordenadora.