Faltando poucos dias para o Carnaval, o clima da folia já tomou conta da cidade. No último final de semana, cerca de 80 pessoas participaram do pré-carnaval do Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (Amais Contagem, ou A+). A festança teve muitas músicas (com o volume baixo, de acordo com o que um autista consegue suportar), pula-pula, piscina e lanche coletivo.
O Amais tem o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. De acordo com Josy Silva, presidente do Grupo Amais, conselheira e secretária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e mãe de Reinaldo Júnior, de 12 anos, que tem autismo, o pré-carnaval foi idealizado para promover a diversão, socialização e troca de experiências entre as famílias. “Não tem nada melhor do que ver a alegria de todos”, comentou.
Gizele Gonzaga é mãe de Guilherme Silva de 5 anos, que também tem autismo. “Foi meu primeiro evento de muitos que virão organizado pelo Grupo. Nesses encontros podemos trocar experiências e não se preocupar com os muitos olhares que temos que enfrentar na sociedade. São pessoas como a gente, que vivem a mesma situação e que estão para somar com suas vivências, umas pelas outras, entendendo e se empenhando em ajudar e a evoluir, cada um com sua limitação”, disse. “Sobre o evento, só tenho a dizer que foi excelente. Compartilhar, estar junto com outros pais e crianças nos acrescenta muito. Quero parabenizar ao grupo Amais pelo pré-carnaval e também pela oportunidade, porque quando estamos juntos somos mais fortes. Já estou na expectativa para o próximo encontro”, acrescentou Daniel, pai de Isaac, outra criança com autismo.
História O Amais Contagem foi fundado a partir da união de várias mães que começaram a conversar sobre o assunto nas redes sociais. Em 2011, marcaram um encontro, saindo do virtual para o real. O Grupo surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo, como tratar e respeitar uma pessoa autista.
A fundação foi em 13 de novembro de 2013 e atualmente há 230 famílias de autistas cadastradas. O objetivo do Grupo é levar informações a respeito do autismo a toda a sociedade e compartilhar experiências entre famílias afetadas por esta síndrome. A sigla A+ tem os seguintes significados: “algo positivo em relação ao autismo”, “um suporte adicional”, “as famílias” e “do verbo amar: amais”.
Cadastramento Para se cadastrar no A+ ou marcar uma reunião é necessário fazer contato telefônico com uma das integrantes da diretoria do grupo: Dayse (31) 3046-5266 e Josy (31) 99455-3476. Desde agosto de 2018 o Grupo está com um espaço no Centro Social Urbano (CSU) Eldorado, na rua Senegal, 229) para atender familiares de autistas e interessados em saber sobre o assunto, de forma voluntária. O atendimento é feito após agendamento.