Esta terça-feira (19) era para ser apenas mais um dia de trabalho para o cirurgião-dentista Flávio Antunes. Porém, ele faz parte de um projeto inovador em Contagem, que mudará a vida de muitos usuários. Ele integra uma Equipe de Apoio (EMAP) do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O SAD é uma referência nacional na desospitalização de pacientes que apresentam condições de seguir com o tratamento no próprio domicílio.
O primeiro atendimento domiciliar do dentista Flávio foi a Hércules Teixeira, morador do Ressaca. Devido a um quadro agravado pelo Parkinson, Hércules perdeu a capacidade motora e tem a fala prejudicada. Os médicos recomendaram para ele o tratamento em casa.
Segundo Flávio Antunes, essa foi uma visita para avaliação - caso seja necessário algum tratamento, é marcado o retorno. “Temos um equipamento conhecido como Consultório Móvel. Nele é possível fazer vários tratamentos dentários”, destaca o cirurgião-dentista.
Inovação
Essa é a primeira vez na história de Contagem que o Serviço de Atenção Domiciliar conta com um cirurgião-dentista. “O SAD foi criado pelo Ministério da Saúde para que o usuário receba todo o tratamento em casa, e, a partir desse ano, Contagem também oferecerá tratamento odontológico”, afirma Flávio Antunes.
Há duas semanas no SAD, Flávio Antunes já aprovou o projeto. “Quando a gente faz faculdade, já imagina trabalhar em um consultório. Fiquei muito surpreso e feliz com esse projeto que busca a integração multiprofissional que gera trocas de experiências”.
Ampliação do Projeto
Em novembro de 2018, o Ministério da Saúde atendeu a um pedido do município e publicou uma portaria autorizando a implantação de mais uma Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) e três Equipes de Apoio (EMAP). Contagem já contava com seis equipes EMAD.
A EMAD é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem. Já a EMAP é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e cirurgião-dentista.
Reconhecimento
Em 2017, o trabalho promovido pelo SAD Contagem foi premiado durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que selecionou 36 finalistas entre mais de 500 experiências na área da saúde participantes. Em 2018, o SAD Contagem foi escolhido como Pólo, junto com outros municípios do Brasil, para integrar o Projeto Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar, cujo objetivo é qualificar a gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar (SADs), possibilitando melhorias nos processos de trabalho e o aumento da complexidade do cuidado ofertado.
O SAD tem capacidade para atender até 40 crianças na pediatria, 40 pessoas na ortopedia, 20 em cuidados paliativos e 240 na clínica médica, totalizando 340 pacientes que podem ser atendidos no âmbito do programa.