Em reunião na Câmara Técnica de Outorga (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – CBH Rio das Velhas (CBH Velhas), foi votada a outorga das obras do futuro estádio do Clube Atlético Mineiro que, embora não esteja em Contagem, está localizado muito próximo da divisa da cidade e trará impactos não só ambientais, mas também comercial e viário.
Representante da Prefeitura de Contagem no CDH Velhas, e membro da CTOC, Eric Machado, que também é superintendente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), explica que a atuação da câmara abrange a bacia do Rio das Velhas. "O CBH Velhas tem várias câmaras técnicas que fazem análise de processos com o objetivo de embasar a avaliação e a votação dos conselheiros, no momento da reunião geral. Toda ação que envolve recursos hídricos na bacia do Rio das Velhas, passa por avaliação nessa câmara. Fazemos a análise dos procedimentos a serem feitos e recomendamos ou não a execução".
A importância do estudo técnico visa proteger as áreas verdes o máximo possível. No local da obra, existe uma nascente que ocupou o lugar central nas discussões. Ela está sendo protegida, respeitando-se o raio de 50 metros para execução das obras, como preconiza a legislação ambiental. No local, prevê-se a construção de um deck de observação e de trilhas ecológicas. O curso d’água será canalizado por baixo do estádio até a drenagem abaixo da Via Expressa. Todos os aspectos técnicos foram apresentados, inclusive o decreto de interesse social, que obriga o empreendimento a possuir equipamentos públicos, para utilização da comunidade do entorno, como uma creche já programada.
O projeto foi aprovado por unanimidade, mas precisa ser confirmado em uma reunião geral marcada para o dia 31 próximo, onde votam, além dos membros da Câmara Técnica, todos os conselheiros do CBH Velhas.