No dia 25 de novembro, Dia internacional, Nacional e Municipal de Combate à Violência Contra as Mulheres, a equipe da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, integrada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoveu a abertura dos 16 dias de ativismo em Contagem, com parceria do Projeto " Trupcando em Sonhos”, com uma ação na Feirinha do Eldorado.
O dia de combate à violência contra as mulheres tem como objetivo a conscientização, mobilização e luta dessa causa, além da reflexão sobre a situação de violência em que vivem, atualmente, considerável número de mulheres. De acordo com a superintendente de Políticas para Mulheres, Gê Nogueira, as mulheres estão de mãos dadas. “Estamos em momento de manutenção de avanços. Momento de resistência para não haver perdas de direitos”, disse.
A campanha mundial “16 dias de Ativismo de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Os 16 dias de ativismo busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres. É iniciada no dia 25 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003, e é chamada de 16+5 Dias de Ativismo, isso devido ao fato da mulher negra sofrer dupla vulnerabilidade, iniciando, então, a campanha inicia no dia 20, data nacional da Consciência Negra. Cerca de 150 países participam da campanha. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” e assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961.









