As escolas municipais Giovanini Chiodi, José Ovídio Guerra, Maria do Carmo Orechio e Sócrates Mariani Bittencourt receberam atletas da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Eles realizaram apresentações da arte marcial, que atualmente é a quarta mais praticada no mundo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e tem o objetivo de apresentar aos estudantes da Rede Municipal os esportes praticados nas Olimpíadas. O Karatê passa a fazer parte das modalidades de Jogos Olímpicos na próxima Olimpíada, que acontecerá em 2020, na cidade de Tóquio, no Japão.
Na tarde dessa quinta-feira (25), os estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Municipal José Ovídio Guerra, que fica na Regional Eldorado, acompanharam a apresentação. "Vejo isso com um grande viés social para estes estudantes, pois este esporte além de trabalhar o aspecto físico, auxilia no trato ético, disciplinar, moral, respeito ao próximo e a convivência social", enfatiza o diretor de organização e administração da rede escolar da Seduc, Luciano Martins Coelho.
Os senseis Ramon Kawahara e Maurício Braz contaram aos estudantes a história do Karatê, o que a arte prega e ainda mostraram as posições de combate. A explicação agradou o público. “Eu já sou praticante da arte marcial há alguns anos. Saber que a CBK veio até a minha escola para mostrar o quanto a modalidade é importante na vida do praticante e também com o objetivo de conquistar novos adeptos é muito satisfatório”, destaca a estudante do 6º ano, Isabela de Lima Silva.
A ideia da Confederação é difundir o karatê em todo território nacional. Aproximar a arte dos estudantes tem o propósito de angariar novos atletas, visando o fortalecimento da modalidade para futuros jogos olímpicos. “Estamos na expectativa dentro da CBK de trazer medalhas em 2020. Temos atletas muito bem ranqueados e também acreditamos que a base nasce na infância”, finalizou o mestre de Karatê, Ramon Kawahara.
De acordo com a Confederação, o Brasil se posiciona como uma das potências da modalidade, com 35 medalhas conquistadas em Jogos Pan-Americanos. Somando os campeonatos mundiais e amistosos, o país já conquistou 579 medalhas internacionais.