Equipes da Secretaria de Obras e Manutenção Urbana da Prefeitura de Contagem começaram, esta segunda-feira (8/02), trabalhando duro na limpeza de ruas, vilas e áreas afetadas pelas intensas chuvas do final de semana, especialmente de ontem, domingo (07/02), quando algumas regiões do município registraram volume de precipitação acima de 70 mm.
A equipe fez a raspagem da lama e do lixo das vilas Samag, São Paulo e Frigo Diniz; da avenida Teresa Cristina, rua Padre Flávio, rua Luminosa, na região do Industrial, e da rua Retiro das Esmeraldas, na região de Vargem das Flores.
Também foram retirados lixo e entulho das grelhas das bocas de lobo da Trincheira do Itaú. Esse trabalho seguirá durante toda semana até que todos os pontos atingidos pelo temporal estejam limpos e higienizados.
Também, hoje, a Defesa Civil de Contagem distribuiu 11 colchões a moradores de áreas de risco que tiveram prejuízos com o temporal. Três (3) foram entregues na Vila Itaú; dois (2) na Vila Marimbondo e seis (6) na Vila São Paulo.
Atendimento e socorro prestado
Se a segunda-feira foi de muita labuta para a Limpeza Urbana que precisou reparar os prejuízos causado pelas chuvas, o domingo (7/02) foi para a Defesa Civil de Contagem que atendeu 23 ocorrências. Apesar do grande volume que caiu sobre o município, a Defesa Civil informou que não houve feridos.
A maioria das ocorrências foram relacionadas à risco hidrológico (inundações) e geológico (deslizamentos e movimentação de terra). Seis vias ficaram alagadas e precisaram ser monitoradas e interditadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon) até que o nível da água fosse drenado.
Na ocorrência mais crítica, no bairro Novo Boa Vista, região do Nacional, moradores de 14 imóveis ficaram ilhados e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros com apoio da equipe da Defesa Civil e Guarda Civil. As chuvas devem persistir ao longo da semana sobre o estado de Minas Gerais, portanto, a Defesa Civil de Contagem segue monitorando e emitindo alertas preventivos para a comunidade, por meio dos voluntários do Nupdecs e das redes sociais.
A Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção e evite trafegar por pontos de alagamentos durante a chuva.
Em caso de emergência, ligue 199.
Texto: Carol Cunha
Foto: Divulgação