Entra em vigor a partir do mês de setembro, o Plano de Segurança nas unidades de saúde de Contagem, que contará com o suporte e presença do Grupamento de Proteção e Resposta composta por agentes da Guarda Civil. A medida anunciada nessa terça-feira (21), após reunião entre representantes das secretarias municipais de Defesa Social e Saúde, visa garantir a integridade física dos servidores e usuários do serviço público de saúde.
Agentes da Guarda Civil farão o patrulhamento de forma preventiva nas imediações das unidades utilizando motocicletas para dar mais agilidade nos atendimentos. O patrulhamento engloba, prioritariamente, o Complexo Hospitalar de Contagem (Hospital e Maternidade), Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o secretário de Defesa Social, Afonso José de Andrade, esta é uma demanda antiga dos usuários do serviço público de saúde e servidores. “Esta solicitação há tempos vem sendo reivindicada. Estamos concluindo um convênio entre as secretarias e colocaremos à disposição, 12 motocicletas (XRE 300), e guardas civis para dar esse suporte aos usuários propiciando mais segurança e confiança. É uma preocupação do prefeito Alex de Freitas garantir o direito de ir e vir do cidadão contagense e a tranquilidade dentro do nosso município”, informou.
O secretário de Saúde, Cleber de Faria Silva, agradeceu o empenho dos envolvidos. “Ninguém faz nada sozinho. Essa parceria é importante e causará impactos positivos em cada unidade. Ficamos agradecidos pelo empenho entre todos os nossos parceiros”, relatou.