A partir do próximo mês, o adicional de periculosidade concedido aos Guardas Civis passará de 30% para 50% sobre o valor do vencimento base da corporação. O aumento foi aprovado e sancionado pelo prefeito Alex de Freitas por meio da Lei Complementar 06/2018.
A nova lei adéqua a legislação municipal à federal, reconhecendo o trabalho da Guarda como atividade de risco. Para agradecer o atendimento a esta e demais reivindicações pleiteadas pela categoria, representantes da Associação dos Guardas Municipais estiveram, nesta terça-feira (14), no gabinete do prefeito para homenageá-lo com uma placa.
“Hoje, somos a única Guarda Civil de Minas com esse índice de periculosidade. Reconhecemos que você foi guerreiro e audacioso ao conceder esse benefício à corporação, mesmo diante das dificuldades financeiras e da ausência de repasses estaduais significativos. Queremos que você saiba que somos gratos e estamos dispostos a contribuir com o município e com a população”, ressaltou o presidente da Associação dos Guardas Civis de Contagem, Arlindo Júnior Pereira ao entregar a placa ao prefeito.
Além do adicional o comandante da corporação, Levi Sampaio, elencou outras metas assumidas e cumpridas pela atual gestão, como auxílio-fardamento, novos coletes e frota renovada. “Acredito que seja um momento para fazermos uma reflexão. Óbvio que sempre haverá algo a ser pleiteado, porém, é importante reconhecermos o esforço que a atual administração está fazendo para valorizar a corporação. Sem dúvida, a cidade tem, hoje, outra visão da Guarda Civil, muito mais presente e comunitária”, destacou.
Para o prefeito Alex de Freitas o aumento do adicional é um reconhecimento da competência da corporação. “É um orgulho tê-los como prestadores de serviço e colegas de trabalho. Acredito que não fiz nenhum favor. A Guarda é exemplo de profissionalismo e comprometimento com a população. Em meu governo, vocês serão tratados com muito respeito, sem qualquer interferência política ou perseguição. Terão, neste prefeito, um aliado e admirador. Muito obrigado pela homenagem”, agradeceu.
A nova Lei estabelece ainda que a administração municipal tome medidas voltadas para minimizar os riscos da atividade, seja por meio de alteração em métodos e processos de trabalho, seja pelo fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva.









