Na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Prefeitura de Contagem, ocorreu a primeira reunião do “Grupo de Trabalho e Ação Sobre Factíveis e Lançamento Irregular de Esgoto”, ou simplesmente Grupo de Factíveis. Da reunião, participaram representantes das oito regionais de Contagem, a equipe de Fiscalização de Meio Ambiente, fiscais de Posturas, Vigilância Sanitária, Limpeza Urbana, e Instituto Estadual de Florestas (IEF), Copasa e a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O superintendente de Controle Ambiental da Semad e coordenador do grupo, Eric Machado, explicou o sucesso da primeira reunião. “Tivemos todas as regionais representadas aqui, além dos órgãos que fazem parte. Levantamos os problemas urgentes de cada regional. Esses pontos levantados darão origem a planos de ação para que possamos resolvê-los da melhor maneira e o mais rapidamente possível”, explica.
‘Factíveis’ é como são chamadas as residências que tem condições técnicas para que sejam ligadas a rede de esgoto da Copasa, mas que por qualquer motivo ainda não o fazem. O grupo de trabalho tem como objetivo, analisar e combater os lançamentos irregulares de água e esgoto no município, evitando que poluam cursos d’água.
O modelo utilizado é o de um projeto-piloto, promovido durante 3 anos no entorno do parque Gentil Diniz, que consistiu essencialmente na identificação dos lançamentos de esgoto no curso d’água do Córrego das Acácias e que conseguiu erradicar mais de 90% dos lançamentos irregulares.