A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, promove ao longo dessa semana (14 a 18) ações em comemoração ao “Dia da Luta Antimanicomial”, comemorado anualmente em 18 de maio. A data completa 31 anos em 2018 e se caracteriza pela luta em prol dos direitos das pessoas com sofrimento mental.
A assessora Técnica do Núcleo de Saúde Mental, Fernanda Maia, destaca que a principal reivindicação dos movimentos de luta é por uma sociedade sem manicômios, sem prisões ou qualquer tipo de instituição que reproduza a lógica e as práticas manicomiais.
“A nossa principal luta é para que as pessoas com transtornos mentais tenham um tratamento humanizado. Na próxima sexta-feira (18), será realizada uma passeata para que nossa luta tome as ruas”, reiterou Fernanda.
Projeto Cont´Arte
Na segunda-feira (14), como parte da agenda de atividades, o Núcleo de Saúde Mental promoveu a “Mostra de Trabalhos Artísticos Cont´Arte das Abóboras”. Ocorrida no Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg/Fiemg), a mostra apresentou trabalhos confeccionados pelos usuários da saúde mental do município.
A assistente Social e uma das idealizadoras do Cont´Arte, Sarah Ferreira, explicou a importância da Mostra. “Por meio do teatro, música, artesanato e outras artes, queremos dar visibilidade aos usuários da saúde mental e mostrar a sociedade que eles são capazes, isso é inclusão.”
Luta Antimanicomial
O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos trabalhadores da saúde mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.