Entre os dias 25 e 29 de maio, a Prefeitura de Contagem promoverá a Semana Municipal de Inovação e Tecnologia (SIT), iniciativa que reafirma o compromisso da administração municipal com a modernização da gestão pública e a modernização do atendimento aos cidadãos. A programação de abertura será realizada na segunda-feira (25/5), às 9h30, na Tenda de Encontro da Prefeitura.
Ao longo da semana, servidores, especialistas, representantes do setor público e da iniciativa privada participarão de palestras, oficinas e capacitações voltados à transformação digital, inteligência artificial, segurança cibernética e inteligência de dados, fortalecimento do geoprocessamento, inovação na gestão pública e uso de novas tecnologias para aprimorar os serviços oferecidos à população.
Instituída por lei desde 2021, a Semana Municipal de Inovação e Tecnologia (SIT) integra o calendário oficial de eventos comemorativos de Contagem e ocorre anualmente no mês de maio, consolidando-se como um importante espaço de debate, troca de experiências e de conhecimento sobre inovação no setor público.
A edição deste ano contará com programação gratuita e reunirá nomes de destaque do cenário nacional, incluindo representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Prefeitura do Recife, além de especialistas ligados à Microsoft e a outras instituições de referência na área de tecnologia e inovação.

O secretário-geral do município, Pedro Amaral, destacou a importância da administração pública acompanhar os avanços tecnológicos e compreender como essas ferramentas podem ser utilizadas para melhorar os serviços prestados à população, além de promover a capacitação contínua dos servidores.
“Nosso objetivo com a Semana de Inovação e Tecnologia é fortalecer a cultura do aperfeiçoamento
do conhecimento no município, incentivar a qualificação dos servidores e contribuir para uma
gestão cada vez mais digital, acessível e eficiente para a população. Queremos fazer da
tecnologia uma ferramenta verdadeiramente a serviço do cidadão, atuando como aliada na
construção de um atendimento mais ágil e moderno”.
Secretário-geral, Pedro Amaral
"Durante toda a semana, diversos painéis, palestras e oficinas irão mostrar as potencialidades
possíveis a partir do conhecimento e na aplicação disso de forma interna, favorecendo um
serviço mais bem feito e um retorno à própria população ainda melhor”.
Secretário de Tecnologia da Informação (STI), Daniel Lisbeni
Entre os destaques da semana está o Microsoft Day, que vai acontecer na quinta-feira (28/5). Neste dia haverá uma renovação da parceria da Prefeitura de Contagem com a Microsoft, um contrato de três anos, que vai possibilitar a utilização dos produtos licenciados da empresa norte-americana, além de oferecer cursos e palestras sobre a melhor utilização dos produtos e soluções propostas pela empresa.
Além disso, também será assinado um protocolo de intenções junto à Microsoft buscando a formação, capacitação, inclusão digital e desenvolvimento em tecnologia de servidores e, futuramente, também aberto à população. Para esse dia, é aguardado na Prefeitura o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft no Brasil, Ronan Damasco.
Serviço
Abertura da Semana Municipal de Inovação e Tecnologia
Data: 25/5/2026, segunda-feira
Horário: 9h30Local: Tenda do Encontro da Prefeitura de Contagem (Praça Presidente Tancredo Neves, 200 - Camilo Alves)
Confira a programação completa de todos os dias acessando aqui! (Inserir link: portal.contagem.mg.gov.br/sit2026 )
(*) Colaboração do jornalista João Cavalcanti









