Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
08
08 MAI 2026
REGIONAL NACIONAL
Encontro com famílias atípicas é marcado por acolhimento, e informação no Nacional
receba notícias

O mês passado, abril, é dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pensando nisso, a Administração Regional Nacional promoveu, no último dia 30 de abril, o encontro “Famílias Atípicas – Cuidar de quem cuida”, uma iniciativa da própria regional, voltada ao acolhimento, à orientação e ao fortalecimento da rede de apoio às famílias da comunidade, que vivenciam os desafios do cuidado diariamente. 

Realizado no auditório da Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, o evento reuniu moradores e especialistas, em um momento dedicado à escuta, troca de experiências e acesso a informações importantes sobre direitos, inclusão e suporte às famílias atípicas. 

Em uma roda de conversa, além do aconselhamento jurídico, os participantes também contaram com a contribuição da neuropsicopedagoga, Juliana Martins, que destacou a importância de atividades como essa. "Foi um encontro muito especial, marcado por escuta, troca e conexão verdadeira entre famílias e profissionais. Espaços neste formato são fundamentais para fortalecer a rede de apoio, ampliar o diálogo sobre inclusão e mostrar às famílias atípicas que elas não estão sozinhas nessa caminhada”.

Mãe solo de duas crianças atípicas, Ana Carolina (nome fictício), relatou a importância de um acolhimento humanizado  "Às vezes, a gente se sente sozinho nessa caminhada. Encontrar outras pessoas passando por situações parecidas, receber orientação e sentir esse acolhimento, faz toda diferença", relatou.

"Mais do que um encontro, esse foi um espaço de escuta e acolhimento. Sabemos que muitas famílias enfrentam desafios diários e, por isso, criar momentos como esse é também fortalecer vínculos, ampliar o acesso à informação e aproximar o poder público da população", destacou o administrador da regional, Jorge Ibrahim.

A ação reforça o compromisso da Regional Nacional em manter o diálogo próximo com a população, promovendo iniciativas que valorizem o cuidado, a inclusão e o fortalecimento dos vínculos comunitários. A regional segue atenta às demandas da comunidade, que buscam contribuir para melhor convivência de todos. 

Autor: estagiária Jennifer Barcelos / Edição Carol Cunha
Seta