“Antes de conhecer o Contagem na Maturidade, eu passava muito tempo sozinha em casa. Hoje, tenho rotina, amigos, vontade de sair da cama e planos para o futuro. Aos 70 anos, posso dizer que o programa mudou a minha vida”, disse Dona Maria, 70 anos, participante do programa das aulas de percussão e yoga.
Histórias como a de Maria se multiplicam em Contagem. Após o recesso de fim de ano, o Programa “Contagem na Maturidade” retoma suas atividades, reafirmando seu papel como uma das principais políticas públicas voltadas à população idosa do município. Com ações distribuídas em todas as regiões da cidade, o programa convida pessoas com mais de 60 anos a participarem de uma programação diversificada, que promove saúde, convivência, autonomia e qualidade de vida.
Idealizado como resposta às demandas crescentes da população idosa, ele foi lançado, oficialmente, em outubro de 2021, durante a Semana de Valorização da Pessoa Idosa. Desde então, tem como missão promover políticas públicas por meio da oferta de ações e serviços que garantam o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e contribuindo para a efetivação dos direitos humanos e da cidadania.
Entre os principais pilares do programa estão a promoção do envelhecimento ativo e saudável, por meio de atividades físicas, culturais e sociais, além do fortalecimento da autonomia e da reinserção social da pessoa idosa. As ações priorizam a convivência comunitária, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais e o estímulo ao protagonismo dos idosos como agentes transformadores em suas comunidades.
Esses objetivos estão alinhados às diretrizes do Estatuto do Idoso e do Plano de Ação Internacional sobre Envelhecimento, reforçando o compromisso do município com políticas públicas inclusivas, diversas e voltadas à promoção dos direitos humanos.
“O Programa Contagem na Maturidade é resultado de uma gestão
municipal comprometida com políticas públicas sérias e permanentes
para a pessoa idosa. A Prefeitura tem investido em ações
que garantem direitos, promovem saúde e fortalecem a convivência comunitária.
Retomar as atividades após o recesso é reafirmar esse compromisso
e ampliar o acesso para que cada vez mais idosos participem e se sintam acolhidos”.
Coordenador do Programa Contagem na Maturidade, Luiz Reis.
Estrutura presente em toda a cidade
Atualmente, o “Contagem na Maturidade” é estruturado por meio de 38 núcleos, estrategicamente distribuídos nas oito regiões da cidade. Entre eles, destacam-se os Espaços Bem Viver (EBVs) Luiz Palhares e Mário Covas, que neste momento está passando por reformas, equipamentos vinculados à SMDHC que funcionam como referência para a realização das atividades.
Os demais núcleos operam por meio de parcerias com outros equipamentos da Prefeitura, como parques, praças, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas, além de associações comunitárias, igrejas e outros espaços das comunidades. Todos os locais são adaptados e acessíveis, garantindo conforto, segurança e condições adequadas para a participação dos idosos.
Atividades oferecidas
Com a retomada das atividades, o programa volta a oferecer uma ampla variedade de ações, pensadas para estimular o bem-estar físico, mental, social e emocional dos participantes.
Na área de atividade física e jogos, são realizadas ginásticas coletivas para fortalecimento muscular e mobilidade, treinamento multifuncional voltado ao equilíbrio e condicionamento, jogos de salão como xadrez, dama e baralho, que estimulam o raciocínio e a socialização, além de atividades de postura funcional, importantes para a prevenção de quedas e melhoria da qualidade de vida.
O artesanato também ocupa lugar de destaque, com oficinas de corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado e outras técnicas manuais que incentivam a criatividade e podem gerar oportunidades de renda complementar.
As ações de lazer e cultura incluem passeios culturais e educativos, sessões de teatro, cinema e shows, além da horta comunitária, que promove interação social, bem-estar e hábitos alimentares mais saudáveis.
Na área de dança e musicalização, o programa oferece dança de salão e dança livre, que aliam saúde e alegria, além de oficinas de instrumentos musicais e o coral da maturidade, estimulando a expressão artística e cultural.
Já os cursos e oficinas contemplam aulas de informática e uso básico de smartphones, promovendo a inclusão digital, bem como oficinas de direitos humanos e cidadania, voltadas ao fortalecimento da autonomia e da consciência dos direitos da pessoa idosa.
Inscrições abertas
As inscrições para participar das atividades do Programa “Contagem na Maturidade” estão abertas em todas as regionais da cidade e são destinadas a pessoas com 60 anos ou mais. Para obter informações sobre atividades disponíveis, locais e horários, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3911-4937 ou comparecer presencialmente à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na Avenida José Faria da Rocha, nº 1016, 2º andar, Eldorado.
Serviço
Programa “Contagem na Maturidade”
Informações: 31 3911-4937 ou, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na Avenida José Faria da Rocha, nº 1016, 2º andar, Eldorado.









