A canção “Natal todo Dia” da banda Roupa Nova embala o “Natal de Luz de Contagem” e neste sábado (13/12), não foi diferente como um daqueles momentos que ficarão guardados na memória. Entre as luzes piscando, olhinhos brilhando e a ansiedade para ver de perto o bom velhinho, a Carretinha do Papai Noel percorreu as ruas da região do Riacho e fez sua última parada do ano, encerrando a rota que, desde o fim de novembro, espalhou magia, afeto e esperança por toda a cidade.
A passagem pelas ruas dos bairros e vilas do Riacho marcou o fim de um percurso preparado para aproximar o natal das pessoas e espalhar a magia da época. O trenó deu lugar a carretinha e transformou as ruas em cenário, os moradores em plateia e praças em grandes pontos de encontro, reforçando uma festa acessível e democrática. A cada parada, a mensagem de que o natal acontece onde as pessoas estão.
No último dia, a carretinha saiu por volta das 17h30, da avenida Cantagalo, no Novo Riacho e percorreu ruas e vilas da região até a praça Marília de Dirceu, onde chegou às 19h30. Totalmente decorado, o espaço recebeu uma Vila do Papai Noel e atraiu famílias de várias partes da cidade. Crianças, jovens e idosos aguardavam a chegada do bom velhinho, junto com a mamãe noel e as noeletes, que quando chegaram, desceram para tirar fotos, distribuir abraços e espalhar sorrisos, em uma noite marcada pela emoção e pelo clima de celebração.
Mesmo sem participar presencialmente das agendas natalinas, a prefeita Marília Campos destacou, em publicação nas redes sociais, o significado do “Natal de Luz” para Contagem. “O Natal de Luz de Contagem é mágico. Nossas praças estão iluminadas, cheias de famílias e crianças encantadas, e a cidade inteira vive uma atmosfera de amor, paz e esperança. Mesmo com os desafios, seguimos firmes, espalhando beleza, luz e esperança para cada canto da nossa cidade. A cidade está ainda mais bonita, e vocês fazem parte dessa magia”, afirmou.
O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, celebrou o encontro das famílias e a ocupação dos espaços públicos. Para ele, a iluminação e as atrações ganham sentido quando se transformam em memória afetiva. “Essa praça cheia mostra o quanto as famílias se apropriam da cidade. A gente ilumina as ruas e enfeita vários locais, mas o que faz tudo isso valer a pena é quando essa luz chega ao coração das pessoas. O Natal de Luz é sobre isso: união, encontro e esperança para cada família de Contagem”, destacou.
Figura mais aguardada da noite, o Papai Noel resumiu o espírito da despedida da carretinha com palavras simples, mas cheias de significado. “Ver Contagem cheia de luz e de famílias reunidas, aquece os corações. O natal é tempo de acreditar, de abraçar quem a gente ama e de espalhar bondade. Que essa magia continue brilhando em cada casa”, disse o Papai Noel, antes de descer da vila para atender o público.
Entre tantos olhares atentos, a Maria Clara, de oito anos, estava ansiosa para ver o papai noel, e contou que ficou emocionada ao ver a carretinha. “Eu gostei muito. Fica tudo bonito e dá vontade de vir sempre e tirar foto com o papai noel.”
Entre o público, os sentimentos eram comuns, a Irene Bicalho, moradora do Riacho das Pedras fez questão de ir ver a chegada do papai noel. “Está tudo maravilhoso. É mágico ver a chegada da carretinha, as crianças gritando o papai noel, querendo fotos e abraços. E está tudo lindo, não só essa praça, mas todas que visitei. É muito bom saber que a gente pode sair de casa, aproveitar um espaço bonito, seguro, feito para a população. Isso faz a diferença no nosso natal”, contou.
Já a Adriana Patricia, agente de zoonoses, levou os netos que moram em outra cidade e destacou a programação acessível. “É gratuito, é perto da gente, é para todo mundo e permite que todas as famílias participem. As crianças se divertem, a gente se sente acolhida, cria memórias sem precisar sair da cidade, meus netos que vieram para cá”, contou.
Para a professora Bruna Costa de Souza, moradora do bairro Inconfidentes, o “Natal de Luz” já faz parte do calendário afetivo da cidade e com a chegada do bebê à família ganhou ainda mais sentido. “O natal remete à família, à infância, às boas lembranças. Essas luzes fazem a gente reviver momentos felizes e criar novas memórias com quem a gente ama. Agora com meu bebê então, é perfeito para criar memórias desde cedo”, disse.
O coordenador de operações, Luiz Fernando Jesus Afonso, morador do bairro Cabral, afirmou que para ele a energia do natal transforma os espaços e as pessoas. “A praça cheia mostra que as pessoas gostam, participam. O natal tem essa força de unir, independentemente de qualquer diferença”, avaliou.
Uma rota que espalhou magia por toda a cidade
Após a Carretinha do Papai Noel rodar as oito regiões da cidade, o sentimento que ficou no coração da população é a certeza que podia ser natal todos os dias. A última passagem pelo Riacho encerrou uma trajetória iniciada no dia 28 de novembro, na região Sede, durante a abertura oficial do Natal de Luz 2025. Desde então, a Carretinha do Papai Noel passou pelas regionais Eldorado (29/11), Vargem das Flores (30/11), Nacional (5/12), Ressaca (6/12), Industrial (7/12) e Petrolândia (12/12), sempre reunindo moradores, iluminando ruas e fortalecendo o espírito natalino em cada território.
Além da carretinha, a programação do “Natal de Luz de 2025”, contou com ações especiais que ampliaram ainda mais o encantamento, como a Caravana da Coca-Cola, no dia 7/12, e a Locomotiva do Papai Noel, que emocionou famílias ao iluminar a Estação Bernardo Monteiro, no dia 11/12.
Natal de Luz 2025
Tradicional em Contagem, o “Natal de Luz” é uma das principais celebrações do calendário da cidade e, em 2025, iluminou mais de 18 pontos espalhados pelas oito regiões. Mesmo com o encerramento da rota da Carretinha do Papai Noel, as decorações, Vilas do Papai Noel e cenários iluminados seguem até janeiro.
Confira abaixo os pontos de decoração do Natal de Luz 2025, por região:
Sede:
- Praça da Jabuticaba
- Centro Cultural
- Prédio sede da Prefeitura de Contagem
- Matriz São Gonçalo
- Praça Tancredo Neves
Eldorado:
- Praça da Glória
- Espaço Popular Eldorado
- Praça Paulo Pinheiro Chagas
- Avenida João César de Oliveira
Riacho:
- Praça Marília de Dirceu
- Praça Carlos Luz
Petrolândia:
- Praça Irmã Maria Paula
Vargem das Flores:
- Praça do Coreto
Industrial:
- CSU Amazonas
Ressaca:
- Praça do Divino
Nacional:
- Parque das Amendoeiras
- Praça Estrela D’alva
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.









