Para garantir um atendimento mais acolhedor, humanizado e próximo da comunidade, o Conselho Tutelar Nacional está com um espaço novo. A Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (24/10), a cerimônia de inauguração da unidade, reforçando o compromisso do município com a defesa dos direitos e a proteção das crianças e adolescentes da cidade. O novo local visa garantir melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares e um ambiente mais confortável para o acolhimento das vítimas e famílias atendidas.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, destacou a importância de cultivar o respeito às diferenças e à diversidade como valores fundamentais dos direitos humanos. Segundo ele, a inauguração do novo espaço simboliza o compromisso coletivo com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Contagem.
“Hoje, enquanto Prefeitura, estamos fazendo essa inauguração, pois temos o compromisso de garantir, ao máximo possível, os direitos das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Esta é uma entrega do governo municipal, fruto de um trabalho contínuo e de uma gestão que não mede esforços para fortalecer as políticas de proteção à infância e à juventude. Temos muitas obras e reformas em andamentos de todas as superintendências da Secretaria e este momento representa mais um passo nesse processo de construção e fortalecimento das nossas ações”, afirmou o secretário.
O coordenador do Conselho Tutelar do Nacional e conselheiro, Célio Botelho, ressaltou a importância da participação da comunidade. “É dever de todos garantir os direitos das crianças e adolescentes. A comunidade tem sempre a porta aberta para vir ao conselho ou entrar em contato por meio dos canais de denúncia.” Sobre o novo espaço, ele disse: “Estamos muito felizes. Anteriormente, estávamos na rua Quintino Bocaiuva, um bom local e bem localizado, mas tínhamos dificuldades de acessibilidade. Não havia banheiro adaptado, havia escadas e as salas eram divididas entre os conselheiros, o que dificultava o atendimento. Por isso, buscamos este novo espaço, onde cada conselheiro agora tem sua própria sala para realizar um atendimento humanizado, com sigilo e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.”

Novo espaço para garantir atendimento mais humanizado e acessível
Fotos: João Pedro Alcântara / PMC
O Conselho Tutelar atua nos casos de suspeita ou confirmação de violação de direitos de crianças e adolescentes. As demandas chegam por meio de acionamentos da rede de proteção, como Polícia Militar, Guarda Civil, unidades de saúde e o canal de denúncias Disque 100, e a partir delas os conselheiros realizam os atendimentos necessários. Os registros são feitos no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), integrado ao Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“O Conselho aplica medidas de proteção que vão desde encaminhamentos para serviços de saúde e assistência até ações excepcionais, como o acolhimento institucional, sempre em articulação com o sistema de justiça para garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. O órgão exerce um papel fundamental, pois seus membros são moradores do próprio território e conhecem de perto a realidade da comunidade. Eleitos por meio de um processo eleitoral, esses conselheiros assumem a função de vigilância e proteção dos direitos de crianças e adolescentes em suas regiões”, explicou a Superintendente de Políticas Públicas para a Infância e Adolescência, Carolina Ribas.
Novo endereço
As novas instalações estão localizadas na rua Barão do Rio Branco, 1110 - Nacional
Atendimento: de segunda a sexta-feira - das 8h às 17h
Telefone: 33525614/ 973064262
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos.









