O programa de “Educação em Tempo Integral” desenvolvido nas escolas municipais de Contagem promove dezenas de atividades por meio de tutorias, oficinas diversas e da jornada ampliada com o foco na recomposição da aprendizagem. As atividades são coordenadas pela Superintendência de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), da Secretaria de Educação (Seduc).
As atividades de educação em tempo integral ocorrem dentro do programa “Escola Viva” e atendem 2.716 estudantes, buscando seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, cognitivo, cultural e socioemocional, no contraturno escolar.
O impacto do programa ajuda no desenvolvimento dos estudantes, conforme relata a instrutora da oficina de Horta da Escola Municipal Maria Silva Lucas, Emanuelle Teixeira, na regional Ressaca. “Sempre gostei de brincar de ensinar, então, poder estar na escola conhecendo tantos estudantes com personalidades diferentes, é mágico”.
“Ajuda muito no desenvolvimento, ainda mais na horta, onde converso com eles sobre sustentabilidade. Eles pegaram sementes de frutas que eles mesmos comeram, então isso ajuda a estimular essa linha de pensamento. Peço também para eles trazerem materiais usados de casa para usarmos na horta. Acho que isso contribui na formação deles para o mundo”, concluiu Emanuelle.
Para os estudantes, as experiências do Programa de “Educação em Tempo Integral” permitem novas vivências e aprendizados. Na E.M. Maria Silva Lucas, além da oficina de horta, também é ofertada a oficina de fotografia e vídeo e as tutorias, com atividades de recomposição de aprendizagem.
Oficina de Fotografia com os estudantes da E.M. Maria Silva Lucas
Foto: Luci Sallum / PMC
Gabriela Silva e Pietra Viana, ambas com 7 anos, disseram gostar muito das aulas de fotografia. “Estou aprendendo a fazer fotos”, disse Gabriela. “Gosto muito e aprendo com a professora”, afirmou Pietra.
Já Yasmin Camile, 14, destacou os impactos do programa. “Fui aprendendo bastante coisas com as oficinas, com as aulas de reforço. Aprendi também sobre respeito e bullying”, disse.
“Entrei no ano passado e gosto muito das oficinas. Principalmente com as aulas de horta, que a gente aprende a cuidar do meio ambiente e aprendemos a ter mais humanidade”, apontou Estevão Roberto, 14, do 9º ano da escola.
Programa de "Educação em Tempo Integral"
O Programa de “Educação em Tempo Integral” prioriza aqueles estudantes com atendimento na rede de proteção (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS), em vulnerabilidade socioeconômica, em situação de risco social e em defasagem no processo de aprendizagem. Todos têm acesso a almoço e lanche e recebem atendimentos personalizados com número reduzido de estudantes por educador.
Para atender os estudantes das tutorias e da jornada ampliada, a Prefeitura realizou a contratação, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 72 tutores, 29 coordenadores de atividades educativas e 88 agentes culturais.
A Seduc lançou, em 2025, um documento orientador da educação integral, com diretrizes e princípios que norteiam os processos pedagógicos da educação integral no município.
Jornada Ampliada
As oficinas ofertadas na jornada ampliada foram indicadas pelas escolas após consulta à comunidade escolar, aos educadores, estudantes e seus familiares, dentro de um cardápio disponibilizado pela Seduc, que são mediadas por agentes culturais.
Na oficina de Horta os estudantes reaproveitam materiais e aprendem sobre sustentabilidade
Foto: Luci Sallum / PMC
Essas oficinas se enquadram dentro de três macrocampos. O macrocampo “Cardápio Cultural” oferta animação de eventos e apresentações, artesanato, canto coral, cineclube, dança, desenho e pintura, fanfarra, flauta doce, grafite, hip-hop, horta escolar, instrumentos de corda, jogos e brincadeiras, teatro, percussão e construção de instrumentos percussivos, práticas circenses.
No macrocampo “Corpo e movimento” são oferecidas as opções de capoeira, esportes e lutas/esportes de combate. Já no macrocampo “Tecnologia e Comunicação” existem as opções de cultura digital e tecnologias, e fotografia e vídeo.
Tutoria
Além das oficinas culturais, os estudantes participam da tutoria, com professores mediadores que atuam na recomposição da aprendizagem e com estudos orientados, auxiliando na alfabetização e letramento matemático.
No dia 26 de maio foi realizado um diagnóstico com 1.834 estudantes do programa. A partir daí, os tutores realizarão as atividades de recomposição de aprendizagem associada à produção científica, junto com os estudantes.
Como forma de superar as dificuldades de aprendizagem, a metodologia de projetos e da iniciação científica, mediada pelos tutores, convida os estudantes a aprender de forma investigativa, desenvolvendo a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa e autônoma.
Além disso, instrumentos avaliativos têm sido realizados, por meio de um mapeamento de aprendizagens, com o intuito de reconhecer o nível de alfabetização, leitura, escrita e letramento matemático de nossos estudantes da educação integral.
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