Na última quinta-feira (22/5), a Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-Geral do Município, participou da IV Semana Mineira de Controle Interno, iniciativa realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O evento aconteceu no prédio da Cidade Administrativa e reuniu especialistas do Brasil e do mundo para discutir estratégias e boas práticas sobre o que há de mais atual e urgente em controle interno e no aprimoramento da gestão pública.
A controladora-geral de Contagem, Nicole Bleme, foi uma das convidadas e ministrou a oficina “Inovação em Ouvidoria e Ferramentas de Participação Social”. Na ocasião, Bleme abordou o desenvolvimento das ouvidorias ao longo dos tempos e importância das instituições para a sociedade, uma vez que é o canal de comunicação direta entre os cidadãos e a administração pública. A oficina explanou sobre os diversos canais e meios digitais que podem ser implementados nas ouvidorias a fim de atingir todo o público que usufrui dos serviços oferecidos pela Administração Pública.
Na ocasião, a controladora-geral ainda apresentou as boas práticas que podem ser promovidas a fim de dinamizar e impulsionar uma ouvidoria, mediante a escuta ativa, com transparência e eficiência, protegendo a privacidade dos usuários, além de introduzir outras ferramentas de governo aberto que ampliaram e incentivaram a participação social, logrando êxito no município de Contagem.
Contagem é hoje uma grande referência na prática de governo aberto no Brasil, sendo o único município mineiro a integrar o Open Government Partnership, iniciativa internacional que tem por objetivo assegurar compromissos dos governos nacionais e subnacionais para promover um governo aberto, combater a corrupção e melhorar a governança.