Na próxima sexta-feira (23/5), às 17h, o Mercado Central de Contagem será palco de uma ação artística que convida o público à reflexão sobre as violências de gênero. A performance é assinada pela artista mineira Eugênia França e faz parte do projeto “Sob vozes silenciadas habitam corpos que gritam”, contemplado pelo Edital Movimenta Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. A programação é gratuita.
Na performance, Eugênia terá a boca preenchida com grandes quantidades de comida, sem resistência durante 40 minutos. A performance relembra situações pessoais da artista, em que violências eram tratadas como gestos de amor e proteção. Ao transformar essa experiência pessoal em arte pública, Eugênia provoca uma reflexão sobre como atitudes violentas, muitas vezes vindas de pessoas próximas e queridas, são normalizadas na infância de tantas meninas.
A performance faz parte de uma série de ações que integram o projeto “Sob vozes silenciadas habitam corpos que gritam”, que ainda inclui outras duas performances, sendo uma individual e outra coletiva, além da gravação de uma videoarte e de uma exposição na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, previstas para os meses de julho e agosto.
Sobre a artista
A obra de Eugênia França é marcada pela mistura de arte com denúncia social. Desde 2017, a artista investiga as marcas da violência contra mulheres por meio de projetos como “Em Nome das Rosas” e "Entre a Pele e a Palavra", que já circularam por diversos países e estados brasileiros. Natural de Patos de Minas e moradora de Contagem, Eugênia é formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard e em Serviço Social pela PUC Minas. Em 2022, venceu o Prêmio PIPA Online, um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira.
Serviço:
Performance “Sob vozes silenciadas habitam corpos que gritam”
Data: 23/5 (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Mercado Central de Contagem (Rua Humberto de Môro, 391 – Inconfidentes)
Mais informações: (31) 98455-5189