O Cineclube Contagem, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Nova Contagem, realizou atividades culturais como parte da campanha Maio Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil. A iniciativa está amparada pela lei nº 14.432/2022, que prevê ações educativas e debates públicos para combater esse tipo de violência.
A proposta surgiu a partir de uma demanda da comunidade local, identificada pelo psicólogo e técnico de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Nova Contagem e Núcleo Ipê Amarelo, Leandro Neves. Segundo ele, o SCFV é um serviço do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que busca fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e o desenvolvimento dos participantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
“A parceria do SCFV-Cras Nova Contagem e Núcleo Ipê Amarelo com a Cultura, para a exibição do Cineclube no território, representa uma potente articulação em rede para garantir o acesso à cultura e ao lazer, que são eixos centrais do nosso serviço”, ressaltou Leandro.
Após as exibições, os participantes refletiram sobre as diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Os debates promoveram a troca de informações e incentivaram a denúncia de abusos, além de propor estratégias coletivas de mobilização social e fortalecimento das ações do poder público.
Programação diversificada
A programação teve início no dia 13 de maio, na Casa de Apoio Nova Contagem, com uma sessão voltada ao público infantojuvenil. Foram exibidos os curtas "Papo de criança, conversa de respeito" e "Quebrando o silêncio", seguidos por um bate-papo sobre prevenção e denúncia.
No dia 14, o foco foi o público adulto, com a exibição do filme "O Conto" no Cras Nova Contagem. A obra, dirigida por Jennifer Fox, aborda as memórias traumáticas da diretora e seu processo de reconstrução das lembranças na fase adulta. A sessão contou com um debate sobre a importância de reconhecer e enfrentar a violência sexual.
Ainda no dia 14/5, durante a tarde, o Cras sediou uma nova sessão infanto juvenil, com a exibição dos filmes "A Inocente" e "Quebrando o silêncio", fortalecendo o diálogo sobre proteção e direitos das crianças e adolescentes.
Cine CEU
Como parte da programação do Maio Laranja, o projeto Cine CEU, também promoveu atividades culturais voltadas para a conscientização. Na manhã do dia 14, foi realizada uma sessão especial do filme "O Conto", que reuniu idosos no CEU das Artes Nova Contagem. O encontro proporcionou um momento de reflexão sobre a exploração sexual infantil, reforçando a importância de mobilizar todas as faixas etárias no combate a esse problema.