Em comemoração ao mês da mulher, a E. M. Carlos Drummond de Andrade, no Riacho, promoveu, na quarta-feira (26/3), um dia de bate-papo com todas as estudantes da escola para debaterem as temáticas de valorização feminina. A ação aconteceu nos períodos da manhã e tarde e foi coordenada pela referência técnica em Direitos Humanos na Secretaria de Educação (Seduc), Clara Borges.
As estudantes participaram ativamente da roda de conversa, com perguntas, compartilhamento de vivências pessoais e esclarecimentos sobre pautas como assédio e autoestima. Segundo Clara Borges, o objetivo da ação é “dar continuidade às iniciativas que promovem a equidade de gênero na escola, além de proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre as diversas questões que impactam a experiência feminina dentro e fora da escola”.
Durante a ação, estavam presentes a vice-diretora da escola, Ana Paula Costa, a assessora pedagógica da Seduc, Daniele Menezes, e a escritora Ana Clara Reis, que conversou com as meninas sobre comparação e relacionou o bate-papo com a história de seu livro autoral, chamado ‘Borboleta Sem Cor e o Reino Secreto’.
Durante a ação, a autora Ana Clara Reis sorteou seu livro entre as estudantes. Foto: Beatriz Torres
A vice-diretora da escola, Ana Paula Costa, explicou que a ação começou na escola durante o mês de março. “Os professores foram incentivados a trabalharem, com os estudantes, questões relacionadas às mulheres. Através da proposta da assistente escolar, veio a ideia de fazer o papo de mulher com as meninas”.
Ana Paula declarou que deseja ver a ação em outras escolas. “Nós não sabemos se elas têm esse momento de conversar só com outras mulheres, em casa. Então, é importante elas terem a oportunidade de fala e escuta, onde são acolhidas nas alegrias e nas dores.”
Victória Louise, 11, do 6° ano, aprovou a ação realizada na escola. “Me senti muito confortável, gostei muito do assunto e refleti muito. Eu gostei da parte em que perguntaram para gente sobre qual mulher nos inspira”, declarou. “Achei uma experiência única, eu tive bastante espaço para falar. Geralmente eu não falo muito, mas nesse assunto, eu falei, porque eu gosto de debater e eu me senti à vontade”, acrescentou a estudante Ketelen Almeida, 12, do 7° ano.
A atividade foi realizada na E.M. Carlos Drummond de Andrade reafirma o compromisso da Prefeitura de Contagem em promover a igualdade de gênero e o diálogo entre os estudantes da rede municipal de educação, visando à formação crítica deles.