A Prefeitura ampliará a fiscalização na represa Várzea das Flores durante o Carnaval, nos dias 1 a 4 de março. A interdição do local será feita neste período abrangendo tanto a orla quanto o espelho d’água. A medida segue a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Contagem, com o objetivo de assegurar a segurança da população.
A ação contribui para prevenir impactos ambientais no sistema de abastecimento de água, para controlar o acesso e impedir a realização de grandes eventos, como festas, desfiles de trios elétricos, veículos com som de alta potência, pesca, aglomerações às margens da represa, acampamentos, prática de esportes náuticos e blocos de Carnaval. Haverá também fiscalização realizada por agentes ambientais e de posturas, que poderão acionar a Defesa Civil e a Guarda Municipal, caso necessário.
A interdição ainda previne acidentes, como afogamentos, que são recorrentes nesse período, especialmente devido ao consumo excessivo de álcool. Além disso, a represa está localizada dentro de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, gerida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Essa área desempenha um papel fundamental no abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e requer cuidados especiais para a preservação da fauna, flora e qualidade da água.
A decisão foi tomada durante reunião nessa terça-feira (18/2), em conjunto pelas prefeituras de Contagem e Betim, Ministério Público, Copasa, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, IEF, Defesa Civil, Guarda Civil e Marinha, sendo oficializada por meio de decretos municipais.
Durante esse período, o trânsito local será permitido, mas o acesso à área da represa será monitorado. A Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros e Marinha farão a fiscalização e o patrulhamento da região. Faixas informando a interdição também serão espalhadas em diversos pontos da cidade pela Copasa.
Denúncias poderão ser feitas, anonimamente, por meio dos telefones 153, da Central da Guarda Civil, e/ou 190 da Polícia Militar de Minas Gerais.
Período de interdição:
Das 8h de sábado (1/3/2025) até as 20h de terça-feira (4/3/2025).