Contagem marcou presença no 3º Fórum Tiradentes - Encontros pelo Audiovisual, iniciativa que pensa, debate e constroi as políticas nacionais para o setor do audiovisual brasileiro junto ao Ministério da Cultura. O evento aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro, dentro da programação oficial da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Convidada a participar da discussão, a Prefeitura foi representada pelo secretário e pelo subsecretário de Cultura, Ramon Santos e Gilvan Rodrigues, respectivamente.
O evento destacou a necessidade de políticas públicas sustentáveis, reforçou a importância do audiovisual como setor estratégico e reafirmou demandas para os próximos anos. Os debates resultaram na construção da Carta Tiradentes 2025, documento que sintetiza diretrizes e reivindicações dos profissionais do setor e que serão encaminhadas às devidas instituições governamentais.
Na ocasião, também foi realizado o Fórum dos Gestores Municipais, Estaduais e Federais do Audiovisual, que reafirmou o comprometimento das instituições com os quatro pilares do setor: difusão, fomento, formação e preservação do audiovisual brasileiro.
“O Fórum é um espaço colaborativo de encontro entre representações de vários setores do audiovisual. Foram cinco dias de articulações e definições de perspectivas para a política pública”, destacou Raquel Hallak, uma das coordenadoras do evento.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, reconheceu a importância do cinema de Contagem no cenário nacional e destacou o incentivo da Prefeitura ao setor. “Hoje Contagem é reconhecida como uma potência do cinema brasileiro, e isso não é à toa. A Filmes de Plástico, claro, exerce um papel fundamental nesse movimento, mas a nossa cidade é um celeiro de talentos produtores e consumidores do audiovisual de qualidade”.
Segundo ele, a participação da Secretaria Municipal de Cultura no Fórum Tiradentes é um reconhecimento de todo o trabalho e incentivo que a Prefeitura de Contagem tem realizado em prol do fortalecimento do audiovisual local, seja por meio dos editais de fomento ou da realização de mostras de cinema, como é o caso do Cineclube.
Incentivo ao audiovisual
O estímulo da Prefeitura de Contagem ao audiovisual é real. Além dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, o chamamento público “Fomento ao Audiovisual”, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, disponibilizou um montante de R$3.133.165,70 para o setor. O valor foi distribuído em três categorias: 1) Apoio a produções audiovisuais; 2) Apoio a exibições públicas; 3) Apoio aos festivais/mostras e cineclube. Ao todo, 65 projetos foram contemplados.
Mostra Audiovisual Escolar
A Mostra Audiovisual Escolar (Mave) promove e estimula as expressões culturais por meio da linguagem cinematográfica. Em sua primeira edição, os participantes expressaram suas lembranças e sentimentos relacionados à escola durante o período da pandemia, com o tema “Minha Escola tem Memória”. No ano seguinte, em 2022, o evento prosseguiu e abordou o tema central “Sankofa: revelando negras histórias”, com o objetivo de resgatar histórias negras, ao mesmo tempo em que celebra a riqueza da diversidade cultural presente no município. O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).
O Cineclube Contagem
O Cineclube Contagem tem o objetivo de promover experiências de cinema para a população que não tem a oportunidade de assistir a uma grande exibição de filmes, além de trazer um bate-papo, ao final, para fortalecer os momentos de reflexão. A experiência também aborda temas variados, como raça, gênero, sexualidade, entre outros, para a formação de uma sociedade esclarecida, sem preconceitos e que promova a inclusão.