Na quarta-feira (29/1), a Prefeitura de Contagem realizou o evento "Café com Direitos", em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti. O encontro, que reuniu diversos órgãos municipais e representantes da sociedade civil, ocorreu na Casa dos Direitos Humanos e no Núcleo LGBT de Contagem, ambos integrantes do Programa Mais Direitos Humanos, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O objetivo da iniciativa foi celebrar a diversidade, a coragem e a resistência da população trans, reafirmando o compromisso da administração municipal com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento reforçou o compromisso da Prefeitura de Contagem com a promoção da cidadania e o respeito à diversidade, reiterando a importância de espaços de diálogo e fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+.
Durante o encontro, foram debatidos os serviços de assistência à saúde voltados para pessoas trans e travestis, oferecidos pela Secretaria de Saúde, que assegura um atendimento integral e humanizado com suporte multiprofissional.
Além disso, foram apresentados os serviços disponibilizados na Casa dos Direitos Humanos e no Núcleo LGBT de Contagem, que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. Esses equipamentos públicos têm como propósito fortalecer uma rede de cidadania ativa no enfrentamento às violações de direitos, oferecendo suporte interdisciplinar, orientação e apoio a indivíduos e famílias que enfrentam discriminação em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. O objetivo é garantir o acesso a direitos e políticas públicas para a plena cidadania da população LGBTQIAPN+.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, esteve presente no encontro e reforçou o compromisso da gestão municipal com a implementação de políticas públicas voltadas a esse público. "Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com todos e todas. Esta política é fundamental e se constroi de forma coletiva. Nossa presença reforça o diálogo e a escuta ativa das demandas da comunidade", destacou.
A subsecretária de Direitos Humanos, Lorena Lemos, também enfatizou a relevância do evento, destacando a necessidade da disseminação do conhecimento e da formação contínua dos profissionais da rede municipal e da população em geral sobre direitos humanos. "Entendemos que o combate a qualquer forma de preconceito se dá por meio do debate, da formação e da disseminação de informações qualificadas", pontuou.
Um dos participantes do evento foi Maycon Elias, homem trans, 26, professor de artes marciais, pai de dois filhos e assistente pedagógico no Núcleo de Referência LGBT+ e na Casa dos Direitos Humanos. Ativista e defensor da luta antimanicomial, Maycon foi o primeiro homem trans a buscar seus direitos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro. Além disso, ele também atua auxiliando outros homens trans em suas transições, oferecendo orientação e promovendo a luta por um atendimento humanizado e de qualidade.
"A importância deste encontro está na perspectiva de construirmos mais políticas públicas que garantam nosso acesso à saúde e a espaços acolhedores como este. Estarmos aqui hoje nos fortalece, nos dá voz e permite a criação de redes de apoio. Nós existimos, temos o direito de amar, trabalhar e constituir família", afirmou Maycon.
Casa dos Direitos Humanos e Núcleo de Referência LGBT+
Atendimento: segunda a sexta-feira - 8h às 17h
Endereço: av. José Faria da Rocha, 1016 - Eldorado
Telefone: (31) 3615-0550
E-mail: maisdireitoshumanos@contagem.mg.gov.br
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.