A Prefeitura de Contagem deu um passo importante na preservação ambiental e na valorização da convivência comunitária com a revitalização do parque Sapucaias I e a requalificação da área verde do parque Sapucaias II, ambos localizados na região Petrolândia. As áreas que serão espaços de lazer gratuitos e de qualidade, oferecendo à população infraestrutura para relaxamento, esporte e diversão, reafirmando o compromisso da administração municipal com a criação de ambientes que promovam bem-estar e sustentabilidade.
Na manhã deste sábado (25/1), a prefeita Marília Campos esteve na região para conferir de perto o andamento das obras e prestar contas à comunidade das melhorias realizadas. Ela explicou que com um investimento superior a R$1,8 milhões, as melhorias do Parque Sapucais I já estão em fase avançada. Já o Parque Sapucaias II, terá um investimento de mais de R$5 milhões na sua requalificação.
“Essas obras refletem o compromisso do nosso governo em revitalizar os espaços públicos e atender as demandas da população. Seguimos avançando juntos, ouvindo as necessidades da comunidade e construindo, passo a passo, uma Contagem cada vez melhor para todas e todos”.
A prefeita se reuniu com as comunidades do entorno dos parques Sapucaias I e II para discutir o cronograma das obras e apresentar o que já foi feito - Fotos: Ronnie Von/PMC
Para o administrador da regional Petrolândia, Naldo de Assis os parques são importantes, pois são espaços públicos e democráticos, que acolhem toda a população. “O Parque Sapucaias I foi abandonado por governos anteriores e agora, nessa gestão, vamos entregar para a comunidade o espaço revitalizado com mais segurança e cercamento.
Já o Parque Sapucaias II, se trata da preservação de uma área que existia no bairro e que antes mal uso. “Atendendo o desejo da comunidade, estamos construindo, cercando e garantindo que o espaço seja preservado, mas também que se torne local de lazer e de prática esportiva”, disse Assis.
O administrador ainda destacou que vão garantir, através das comissões de moradores de cada parque, não só a participação popular, mas também o uso das áreas. “Será discutido o uso do espaço, os horários de funcionamento, as atividades que vão acontecer, e demais detalhes junto com a comunidade, para que assim possamos garantir o pertencimento dela. Com isso, asseguramos o bom uso desse espaço público, garantindo a preservação correta e evitando danos e abandono”.
Parque Sapucaias I
Segundo a prefeita, em conversa com a população usuária do Parque Sapucaias I, a comunidade reivindicou um cuidado especial com as nascentes, telas para a cobertura da quadra e arborização.
“Realizamos essa reunião com a comunidade para acertar o cronograma de execução de continuidade das obras de revitalização de todo o espaço que estava muito abandonado. Iniciamos as intervenções no mandato anterior e vamos concluir. Trata-se de uma grande revitalização, com diversas melhorias estruturais e de infraestrutura já em fase avançada. A promessa é entregarmos no mês de maio de presente para as mães.”
Prefeita Marília Campos
O engenheiro civil da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Elder Cabral, ressaltou que a primeira etapa da obra foi a cobertura da quadra poliesportiva, que garantirá o uso do espaço em qualquer condição climática. “A segunda etapa será a revitalização e requalificação dos vestiários, guarita, iluminação pública, todo o cercamento do perímetro inteiro e as calçadas, dando condições de acessibilidade e implantação de uma nova academia da cidade e áreas para as crianças poderem brincar na parte superior do parque. Com isso, trazer um lugar agradável para a realização das atividades em um ambiente mais seguro, funcional e acolhedor”, explicou o engenheiro.
A moradora da região, Zeneide Avelar, contou que participa ativamente dos projetos que acontecem no parque como a zumba e, agora com a revitalização, as obras vão garantir mais qualidade na execução das atividades. “Quando eu comecei no projeto, as aulas eram em um outro espaço, pois não tinha quadra, devido a isso, não era possível realizar as atividades em período de chuva. Com a cobertura da quadra esse problema foi resolvido. Estamos felizes com as novas revitalizações, é um sonho antigo dos moradores, pois antes o parque estava abandonado”.
Parque Sapucaias II
Durante a visita ao Parque Sapucaias II, Marília disse que o espaço que está sendo feito para a comunidade será um lugar moderno, seguro e acolhedor. “Realizamos também uma reunião com a população para alinharmos os cronogramas de execução das obras, com o objetivo de acolher várias sugestões que os moradores apresentaram. Estamos fortalecendo o processo de participação popular, reelegendo o conselho para que a comunidade nos ajude no acompanhamento das intervenções e no funcionamento da área”.
O projeto de requalificação inclui melhorias importantes, como a construção de um vestiário completo, a implantação de uma passarela, o cercamento do parque e a criação de áreas planejadas para esportes, lazer e convivência. Tudo isso foi pensado para tornar o parque um espaço mais funcional, garantindo mais conforto e segurança para quem frequenta o local.
A arquiteta da Autarquia Municipal de Parque e Praças de Contagem, Verônica Lago, explicou que o projeto do parque foi concebido através da solicitação dos moradores da região. “Está sendo implantada uma pista de caminhada em todo o quarteirão, um campo, uma quadra multiuso, playground e academia da cidade, um vestiário com arquibancada, trabalho de acessibilidade no entorno e uma vegetação de paisagismo. Com isso, teremos uma área agora protegida, cuidada pelo município”, destacou Verônica.
Parque Sapucaias II: a área está passando por requalificação e terá pista de caminhada, academia da cidade,
áreas para lazer, práticas esportivas e de convivência - Fotos: Ronnie Von/PMC
O morador da comunidade, Márcio Glaysson, relatou que a expectativa da comunidade para receber as obras do parque é alta. “A contemplação do parque vai trazer mais qualidade de vida para nós moradores. Nós temos muitas pessoas que brigam para cuidar desse espaço e mantê-lo preservado. Tem pessoas que moram na região que se deslocam para longe para fazer caminhada. Então o espaço vai proporcionar socialização e no momento de encontro e lazer com a família e amigos”.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor; de Esporte, Alex Chiodi; os vereadores Daniel Carvalho, Adriana Sousa e Fatinha do Manancial.
Clique aqui e veja a galeria de fotos 1
Clique aqui e veja a galeria de fotos 2