A prefeita de Contagem, Marília Campos, e parte de sua equipe de governo acompanharam, neste sábado (25/1), os avanços das obras de pavimentação, drenagem e urbanização do bairro Solar do Madeira, na região Petrolândia. Com mais de R$10 milhões de investimento, as intervenções visam atender as demandas dos moradores da região, garantindo o desenvolvimento urbano do bairro, além de proporcionar melhor infraestrutura e qualidade de vida para a população.
Ao todo, as obras, que têm previsão para serem finalizadas em abril, contemplam a pavimentação de 2km de vias, incluindo as ruas dos Tucanos, Bem-te-vis, Pintassilgos, Melros, Araras, Garças e Beija-flores. Além disso, o projeto conta com a implantação de 1.600 metros de drenagem pluvial, com galerias em dois pontos estratégicos para controlar o escoamento de águas, execução de meios-fios, passeios e bueiros. O objetivo é solucionar problemas de alagamentos e poeira, facilitar a mobilidade, fomentar o comércio local e garantir mais segurança e conforto para os moradores.
De acordo com a prefeita, encontros como esses que proporcionam participação popular, reforçam a relação de respeito e o compromisso da Prefeitura em ouvir a comunidade. “Estamos realizando uma grande intervenção com investimento em obras de drenagem, pavimentação, passeio, meio fio, sarjeta, e urbanização. É um bairro antigo da cidade para o qual vamos garantir mais dignidade para todos os moradores, inclusive da região”, disse Marília.
Em conversa com a comunidade, a prefeita recebeu algumas demandas como uma análise para a instalação de redutores de velocidade em duas ruas do bairro, que será repassada à Transcon e a extensão da rede elétrica na Vila Juritis, que será solicitada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos à Cemig. “Estamos avançando com obras que não apenas resolvem problemas históricos, mas também promovem o desenvolvimento urbano e fortalecem a economia local. Continuamos firmes no compromisso de construir uma Contagem mais justa e acolhedora para todas e todos”.
Além de visitar as obras, a prefeita Marília Campos conversou com os moradores sobre as obras e demandas ainda necessárias no local - Fotos: Ronnie Von/PMC
Segundo o coordenador de engenharia da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), Ailton Paulo, entre os benefícios, as obras vão solucionar problemas antigos de impactos gerados pelas chuvas. “A partir da conclusão da pavimentação juntamente com a drenagem, nós vamos realmente consolidar um bairro seguro, evitando a degradação de ruas causada pelo período chuvoso e, com isso, trazer mais segurança, tanto para as crianças, como para os adultos e idosos que transitam no bairro”.
O administrador da Regional Petrolândia, Naldo de Assis, ressaltou que a comunidade acompanha ativamente o andamento das atividades. “Nós temos uma comissão de moradores que nos ajuda a fiscalizar a obra. É esse o nosso papel, acompanhar no dia a dia as comissões, ouvir a população e dar o retorno para que a obra seja executada dentro daquilo que a gente se compromete, de modo a garantir aos moradores mais dignidade e qualidade de vida”, explicou o administrador.
Márcio Giacomini, morador do bairro há 25 anos, contou que as obras são um desejo antigo da comunidade. “Nós havíamos pedido intervenções nas nossas ruas em governos anteriores, porém nunca fomos atendidos. Através desta gestão estamos conseguindo realizar trabalhos muito benéficos para o nosso bairro. Nós temos vias que ainda não são contempladas com asfalto, o que gera poeira no tempo seco e lama em época de chuva. As obras vão solucionar muitos problemas da região”.
Também estiveram presentes na visita: o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral; a vereadora, vice-líder de governo na Câmara Municipal, Adriana Souza; o técnico da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Alexandre Magno; e os representantes da empresa Sagres Engenharia, Felipe Lobo e Walter Kux.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.