A conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce da sífilis é fundamental. A infecção, sexualmente transmissível, tem cura, mas se não tratada adequadamente pode levar a complicações graves. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Contagem reforça a importância do uso de preservativos e acompanhamento das gestantes durante o pré-natal.
Causada pela bactéria Treponema pallidum, a transmissão da doença pode ocorrer por relação sexual sem preservativo ou da mãe para o bebê durante a gestação. A sífilis pode ter várias manifestações em diferentes estágios, sendo que, no primário e secundário, o risco de transmissão é maior. Logo em seguida, há um período assintomático, onde a bactéria fica oculta no organismo. Contudo, a infecção retorna no estágio terciário acompanhada de complicações graves que podem levar ao óbito.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o sinal de alerta mais comum é uma pequena ferida no pênis, vagina, ânus ou boca, que não dói, coça, arde e não apresenta pus. Se não tratada, após um tempo, aparecem manchas no corpo, principalmente, na palma das mãos e planta dos pés, além de mal-estar, febre e ínguas pelo corpo.
Desta maneira, o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização de teste para diagnóstico é a melhor forma de prevenção e combate da sífilis.
O SUS Contagem disponibiliza testagem para diagnóstico nas unidades básicas de Saúde (UBSs) e nos centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) Iria Diniz e Ressaca. Em casos positivos o tratamento também é disponibilizado. “O teste rápido fica pronto em 30 minutos. Se ele for reagente e a pessoa não tiver tido sífilis antes, o tratamento pode ser iniciado imediatamente. Caso a pessoa já tenha sido diagnosticada com a Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o teste não é indicado, uma vez que em 85% dos casos o teste permanece reagente”, explicou a referência técnica da Diretoria de Atenção Especializada, Solange Lima.
Quem tiver interesse em realizar o teste para diagnóstico basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou os centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Testagem para diagnóstico - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h