18 OUT 2024
EDUCAÇÃO
Prefeitura investe na ampliação do atendimento da educação infantil com a construção de novos Cemeis
Em 2024, foram construídas cinco novas unidades, que podem atender até 1.692 crianças. O investimento é superior a R$ 26 milhões

A ampliação do acesso à educação infantil é uma realidade no município de Contagem, onde a Prefeitura Municipal construiu cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) nos últimos anos, sendo três já entregues à comunidade e em pleno funcionamento. Duas unidades estão com as obras concluídas e passarão a atender as crianças até 5 anos de idade a partir de 2025, dentro de um ambiente favorável, num espaço novo, adequadas à educação infantil. Juntas, as novas unidades têm capacidade de acolhimento de até 1.692 crianças.

Em Contagem, o atendimento de crianças de 4 e 5 anos já é universalizado, assim como determina a legislação. Desta forma, a construção de novas unidades pretende ampliar o atendimento desse público até os três anos de idade.

Cemeis entregues

Três Cemeis já foram entregues à comunidade e estão em pleno funcionamento. O Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo, no bairro Jardim Laguna, região Ressaca, foi inaugurado em abril e projetado para receber até 188 crianças. O investimento foi superior a R$ 4 milhões.

No mesmo mês, o Cemei Confisco, no Nacional, também foi entregue. Com investimento semelhante, a capacidade é a mesma do Darcy Vargas: 188.

Já o Cemei Conquista Veredas, também no Nacional, pode atender até 376 crianças e foi entregue à população no mês de junho. Para a construção da unidade foram investidos R$ 5,2 milhões.

Cemeis para 2025

Em funcionamento a partir de 2025, os Cemeis Nova Parque e Riacho da Pedra, juntos, somam um investimento de quase R$ 10 milhões, com atendimento de quase 600 crianças. O Cemei Inova Parque, na Sede, possui capacidade de até 188 crianças, nos turnos da manhã e tarde. O investimento no local foi de cerca de R$ 4 milhões. Já o Cemei Riacho das Pedras, no Riacho, pode atender até 376 crianças nos dois turnos e teve investimento de R$ 5,6 milhões.

Cemeis reformados

Além de construir novas unidades, a Prefeitura também investiu na reforma de Cemeis, garantindo um atendimento qualificado para as crianças. Dois exemplos foram as reformas dos Cemeis Jardim Eldorado e Mundo Maior.

O Jardim Eldorado foi amplamente reformado e revitalizado, gerando bem-estar, segurança e conforto às crianças. As obras foram concluídas e o equipamento foi entregue à comunidade do Eldorado em abril. Foram investidos mais de R$ 500 mil e o local atende cerca de 216 crianças.

Já a comunidade do Nacional voltará contar com o Cemei Mundo Maior, totalmente revitalizado, a partir de 2025. A Prefeitura investiu R$ 3 milhões na reforma e o local, seguro e adequado, poderá receber até 250 crianças.

Autor: jornalista Fernando Dutra / Edição: João Cavalcanti