09 OUT 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
SERVIÇO
Prevenção de enchentes: bacias de contenção darão mais segurança à população de Contagem
Bacia B4 Foto: Adelcio Ramos/PMC
Elas serão muito importante, principalmente, durante os períodos chuvosos

Contagem está recebendo um alto investimento em obras que visam preparar a cidade para o período chuvoso que se aproxima. Com foco em evitar alagamentos, quatro bacias de contenção estão sendo construídas, todas em fase avançada, que garantirão mais tranquilidade à população.

Por meio de convênio com o governo estadual, Contagem está implantando as bacias B3 e B4, localizadas nas antigas vilas PTO e Itaú, respectivamente, na Cidade Industrial. Juntas elas têm capacidade de reter cerca de 500 milhões de litros de águas da chuva, o equivalente a 200 piscinas olímpicas. O objetivo principal desses reservatórios é controlar o fluxo do córrego Ferrugem e Ribeirão Arrudas, impedindo seu transbordamento, que afeta mais severamente a avenida Tereza Cristina.

“Os moradores dessas vilas tinham a vida muito ameaçada no passado. Conseguimos levá-las para moradias seguras. Por isso temos feito obras em Contagem há muito tempo, a fim de reduzir as enchentes na cidade, promover o desenvolvimento econômico e ambiental, além de dar qualidade de vida para as pessoas”, reforçou a prefeita Marília Campos.

A bacia B3 (Vila PTO) já atingiu 77% de obras executadas, com expectativa de conclusão para novembro deste ano. Já a bacia B4 (Vila Itaú) tem 52% de execução e previsão de ser finalizada em outubro de 2025. Ambas já estão operacionais para o próximo período de chuva.

A bacia B3 (Vila PTO) já atingiu 77% de obras executadas, com expectativa de conclusão para novembro deste ano   Fotos: Adelcio Ramos/PMC

Gestão estadual

As outras obras são realizadas pelo governo estadual, em parceria com o município. São os casos das bacias B2, na rua Rio Volga, bairro Riacho das Pedras, e B5A, na rua Arterial, bairro Santa Maria. A B2 já está funcional e, atualmente, conta com intervenções de urbanização na área da praça, etapa que deve ser terminada em maio de 2025. Sua capacidade de retenção é de 28 milhões de litros de água. A B5A alcançou 85% de conclusão, com expectativa de ser entregue em dezembro de 2024. Sua capacidade é de 21 milhões de litros.

Além das bacias de contenção de enchentes, uma importante obra de macrodrenagem está sendo realizada, sob gestão estadual, na av. Alvarenga Peixoto, no bairro Amazonas. As equipes trabalham nas etapas de canalização do córrego que passa sob a via e na conclusão de implantação de dreno, reaterro, pavimentação da rua e obras complementares, como meio-fio, sarjeta, passeios e sinalização. Esta intervenção deve ser concluída até dezembro deste ano.

Mais obras

Em todas as regiões da cidade, a Prefeitura realiza mais de 20 obras de grande porte para prevenir desastres no período chuvoso, como ampliação do sistema de drenagem, muros de contenção, intervenções de saneamento, urbanização de bairros e manutenções constantes, como limpeza, desassoreamento de bocas de lobo e córregos.

Clique abaixo e acesse a galeira de fotos

Bacia B3
Bacia B4