09 OUT 2024
REGIONAL ELDORADO
REGIONAL INDUSTRIAL
REGIONAL RESSACA
Ressaca e Eldorado mais integrados: obra de implantação do viaduto sobre a BR-040 avança

Uma das prioridades da Prefeitura de Contagem é garantir que a cidade seja melhor integrada e tenha um sistema viário descomplicado. Neste sentido, centenas de obras estão a todo o vapor, como a conclusão do viaduto Teleférico sobre a BR-040, que vai ligar as regiões Eldorado, pelo bairro Água Branca, e Ressaca, pelo Morada Nova.

O viaduto será fundamental para integrar o Eldorado com a Ressaca, encurtar o deslocamento para o Industrial e também para Belo Horizonte, reduzindo os engarrafamentos na região e tirando o tráfego pesado de dentro dos bairros, a exemplo do túnel na rua Emboabas. O elevado vai garantir mais fluidez, inclusive, em dias de eventos na Arena MRV, que fica a 3 km de distância e tem causado impactos no trânsito dentro de Contagem, sobretudo no bairro Água Branca.

Ele também dará mais efetividade para o corredor Ressaca, que conta com 9 km de extensão, abrangendo as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff, beneficiando 121 bairros e mais de 30 mil veículos que trafegam pelo local diariamente. Será uma transformação direta na mobilidade para mais de 230 mil pessoas que moram ou passam por essas regiões.

Avanços nas obras

Os trabalhos foram retomados em abril deste ano e uma parte dele já está perto da conclusão. O lado do bairro Água Branca contou com uma importante intervenção de drenagem na rua Rio Paraíba, que vai eliminar as enchentes históricas que ocorriam no local, na rua dos Emboabas e no túnel do Morada Nova. Segundo o engenheiro fiscal, Rafael Nolasco, as etapas de pavimentação da via e do encaixe do viaduto com a avenida Pio XII já estão sendo iniciadas.

“Trabalhamos em duas frentes, nos dois lados do viaduto. Um lado, no Água Branca, as etapas de drenagem já foram realizadas e nosso planejamento é iniciar a parte de pavimentação já nesta semana. Do lado do bairro Morada Nova, executamos as intervenções de terraplenagem e temos a meta de finalizar essa parte estrutural até o fim do ano”, completou.

Histórico

A construção do viaduto teve início em abril de 2020, mas foi interrompida após atrasos no cronograma por parte da empresa até então contratada. Além disso, foi necessário realizar diversos processos judiciais para a retirada de quatro ocupantes irregulares que utilizaram a área para fins comerciais. Em cumprimento de mandato, a última desocupação foi concluída no fim do ano passado.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição Carol Cunha