A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), participou da solenidade de anúncio da nova Unidade de Prevenção à Criminalidade para execução dos programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos (PMC). O novo espaço ficará localizado na região Nacional, onde terá abrangência nos bairros Estrela D´ Alva, São Mateus, Confisco, Carajás, Recanto da Pampulha e Vila Francisco Mariano.
O objetivo do programa é a prevenção e o trabalho cidadão para com os jovens que estão em alta vulnerabilidade social. O programa também já atua nas regionais Ressaca e Vargem das Flores. “Para vencer índices de violência é imprescindível mobilizar toda a população, principalmente, nossos jovens. É fundamental que eles sejam protagonistas na construção de um município cada vez mais seguro e de paz, assim teremos mais tranquilidade dentro dos territórios, avançado na prevenção e redução da violência de Contagem”, destacou a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Em Contagem, além dos projetos já citados, existem também os programas Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), criado em 2002, e, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (Presp), que disponibiliza atendimentos para homens e mulheres, localizados na cidade.
“O Fica Vivo está localizado em pontos estratégicos de Contagem, em regiões de vulnerabilidade, onde a criminalidade é monitorada, sendo um projeto de prevenção que tem uma abrangência muito grande, conseguindo chegar a muitos jovens, com resultados bastantes otimistas”, explicou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Em 2023, por exemplo, foram realizados 259 mil atendimentos por meio dos programas da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, com um resultado histórico de redução de 12,8% dos homicídios de jovens, de 12 a 24 anos, nas áreas de abrangência desses programas. Só o Fica Vivo, um dos programas mais conhecidos da população, atendeu mais de 8.800 jovens por mês, ofertando 350 oficinas em todo o estado.