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JUL
02
02 JUL 2024
SAÚDE
SERVIÇO
Mais conforto: central de teleatendimento torna mais ágil e amplo o acesso à saúde em Contagem
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Luci Sallum/PMC
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Disponível nas UPAs JK, Vargem das Flores, Ressaca e Petrolândia, atendimento on-line contribui para reduzir filas nas unidades

Com a chegada do frio, o que tende a ocasionar uma crescente procura ao sistema público de saúde, pacientes diagnosticados como “casos leves”, classificados como “verdes”, por consequência, poderiam esperar mais que o tempo médio por uma consulta. Isso porque as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) priorizam os casos mais graves, conforme o protocolo de Manchester. No entanto, é aí que o serviço de teleatendimento surge como uma grande solução. Ele se encontra disponível nas UPAs de Contagem e faz toda diferença.

Iniciado na UPA JK em julho de 2022, o atendimento on-line foi ampliado para outras três unidades este ano, sendo as UPAs Ressaca, Vargem das Flores e Petrolândia. São feitas, em média, entre 80 e 100 consultas nessa modalidade por dia, registrando mais de 30 mil atendimentos entre sua implantação e fevereiro de 2024.

Outra novidade é a estruturação de uma central de teleatendimento no Centro de Apoio Hospitalar de Contagem (CAH), o que permite um suporte ainda mais amplo em saúde à população. Além do teleatendimento aos pacientes, a central permite ainda um acesso direto das unidades à médicos de algumas especialidades, que vão orientar os médicos generalistas das UPAs na condução de casos mais complexos.

Para a superintendente das UPAs, Priscilla Fazzio, uma grande vantagem do teleatendimento é a possibilidade de equilibrar o acesso da população entre as unidades. “A gente consegue intervir diretamente na gestão do tempo de atendimento das UPAs, disponibilizando mais agendamentos de consultas on-line para as unidades que estão com maior demanda, contribuindo para a redução da fila de espera.  Isso beneficia tanto o paciente menos grave, que poderá ser liberado mais rapidamente, quanto o mais urgente, que terá um acolhimento mais ágil”, ressaltou.

Teleatendimento

Quando o paciente chega à UPA ele é acolhido e passa por uma triagem, na qual é classificado conforme a gravidade do caso. Ao receber classificação de cor verde e atendendo ao perfil indicado, recebe o agendamento imediato para a teleconsulta. “Os pacientes são conduzidos por um técnico de enfermagem para a cabine de teleatendimento na própria unidade, onde fará consulta ao médico por meio de computador com câmera e microfone. Em seguida, ele receberá o receituário e atestado, enviado pelo médico, impressos pelo técnico de enfermagem”, explicou a responsável pelo atendimento on-line, Renata Moreira Lopes.

Com o crescimento da adesão da população dessa modalidade de consulta, a tendência é de ampliação do número de agendamentos, que hoje já está disponível sete dias por semana. “Na teleconsulta, o paciente tem acesso a tudo o que teria na presencial, o que garante a eficácia e o pleno atendimento às necessidades de cada caso. As pessoas estão aderindo e a resposta tem sido bastante positiva”, afirmou Priscilla Fazzio.

Especialidades médicas

A mesma central de teleatendimento vai possibilitar que os médicos especialistas possam discutir os casos mais complexos com o médico generalista que está em atendimento nas UPAs. Isso torna mais ágil a tomada de decisão sobre o melhor tratamento para o paciente, evitando o deslocamento e todos os incômodos e riscos que isso pode significar para ele.

“Inicialmente, as especialidades disponíveis são neurologia, urologia e cardiologia. Antes, esses pacientes tinham que ser levados de ambulância até o hospital, após agendamento com o médico especialista. Agora, após as análises feitas on-line direto da central de telemedicina, apenas pacientes que realmente precisam de avaliação presencial vão sair das unidades para essa finalidade”, destacou Renata Lopes.

Wi-Fi grátis para usuários nas UPAs de Contagem

Quem busca por atendimento em uma das UPAs de Contagem agora conta com sinal de Wi-Fi grátis para navegar pela internet enquanto espera pela consulta. É uma novidade que busca facilitar a vida de quem está aguardando nas recepções das UPAs JK, Vargem das Flores, Ressaca, Petrolândia e Industrial.

Para ter acesso, o usuário deve procurar pela rede da unidade e fazer o login com a utilização do e-mail pessoal ou mesmo por meio de sua conta no Facebook. A partir daí, quem está no aguardo pode preencher o tempo acessando a internet.  

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti
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