22 JUN 2024
MEIO AMBIENTE
Plantio de mais de 12 mil árvores nos últimos anos reforça compromisso ambiental com a cidade
Foto: Ronnie Von/PMC

Mais de 12 mil mudas de árvores foram plantadas pela Prefeitura de Contagem em locais estratégicos do município desde 2021. A arborização urbana não apenas ajuda a preservar o meio ambiente, mas também torna a cidade mais sustentável, agradável e com mais qualidade de vida para a população.

O Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau), uma iniciativa inédita na cidade, estabelece padrões técnicos para o planejamento do manejo arbóreo da cidade. O objetivo é minimizar os conflitos das árvores com equipamentos urbanos, como a rede elétrica. Para atingir a meta, a população e a equipe técnica são instruídas a escolher a espécie certa para plantar no local adequado, utilizando técnicas adequadas de manejo.

O Pmau surgiu da necessidade de tornar o ambiente urbano mais harmonioso, sustentável e com a finalidade de aumentar a cobertura vegetal para melhorar o bem-estar da população e minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

"Cada árvore plantada pela cidade é um passo em direção
a um futuro melhor para nossa comunidade."

Ângela Maria Campos Rabello, gerente dos serviços de educação e saúde da Administração Regional Petrolândia

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, explicou que a preservação de áreas naturais e a promoção de práticas sustentáveis são os objetivos das diretrizes do plano. “Contagem realizou, ao longo dos anos, uma arborização sem planejamento, por não existir normas referentes ao tema no município. Isso causou - e ainda causa - diversos transtornos, tendo, muitas vezes, que haver supressões para consequente bem-estar da população”, declara.

Dentro do Pmau, é possível destacar, também, os projetos “Verdejar Contagem” e “Riacho Verde”, realizados com a participação das regionais administrativas, que ajudam na identificação das áreas aptas ao plantio, visando recompor e ampliar a cobertura vegetal de forma ordenada e correta.

Regiões próximas à Via Expressa receberam plantios de árvores    Fotos: Ricardo Lima/PMC

A gerente dos serviços de educação e saúde da Administração Regional Petrolândia, Ângela Maria Campos Rabello, acompanhou os estudantes da E. M. Professor Hilton Rocha e do Cemei São Luiz durante uma das ações de plantios do “Verdejar Contagem”, realizados em 2023. Para ela, garantir este tipo de ação por toda a cidade é fundamental para criar ambientes mais sustentáveis, saudáveis e agradáveis.

“Cada árvore plantada pela cidade é um passo em direção a um futuro melhor para nossa comunidade. Quando há o envolvimento da população, principalmente dos estudantes, há um resultado ainda melhor, pois criam-se consciências na população sobre a importância dessa atitude, não apenas para nossa cidade, mas para o planeta em geral. Fiquei muito feliz de ver o entusiasmo e a dedicação deles ao plantar várias árvores”, destacou.

As espécies plantadas incluem ipês-amarelos, roxo e branco; resedá gigante e mirim; sibipiruna; quaresmeira; saboneteira; mirindiba; oiti; manacá da serra; aldrago; entre outras.

Entre os locais beneficiados pelos plantios estão os terminais Ressaca e Petrolândia, o Complexo Hospitalar de Contagem, os principais parques do município, unidades básicas de saúde (UBS), escolas, áreas verdes, Parque Fernão Dias, além dos grandes corredores da cidade, como as avenidas João César de Oliveira, Francisco Firmo de Matos, Helena de Vasconcelos Costa, Severino Ballesteros, Prefeito Gil Diniz e Dílson de Oliveira.

Ação na avenida Marechal Castelo Branco contou com a participação da comunidade           Fotos: Adelcio Ramos/PMC

A diretora de arborização de Contagem, Erika Pacheco, disse que os plantios vão ocorrer em toda a cidade este ano, respeitando o período adequado de chuva, para garantir que as mudas cresçam saudáveis. Ela ressaltou que a redução da poluição do ar, a melhoria da qualidade do solo e da água, a criação de habitats para a fauna local e o aumento da biodiversidade urbana são alguns dos principais benefícios que podem acontecer com o aumento de árvores nas regiões da cidade.  Além disso, as árvores atraem aves, trazendo outros benefícios, tornando o município mais bonito e saudável.

“A arborização tem um impacto direto no clima e no ambiente. As árvores melhoram a qualidade do ar, capturando partículas e poluentes como filtros naturais. Elas também ajudam a suavizar as mudanças climáticas, absorvendo dióxido de carbono. As áreas verdes ainda regulam a temperatura, reduzindo regiões onde há calor extremo, tornando a cidade mais agradável”, afirmou.

Do total de mudas plantadas, mais de 8 mil resultam de compensações ambientais e licenciamentos, demonstrando o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a recuperação ambiental da cidade.

Autor: jornalista Milla Silva / Edição: João Cavalcanti