Neste sábado (15/6), Contagem vai sediar a Marcha para Jesus 2024, a partir das 14h, com concentração na praça Paulo Pinheiro Chagas, no Eldorado. O evento acontece pelo segundo ano consecutivo após a pandemia e espera reunir mais de 8 mil fiéis das várias denominações evangélicas do município para apresentação de artistas locais e nacionais.
A concentração começa às 14h, com apresentações das bandas Renovo Santo e Passos, que prometem embalar os fiéis com canções de júbilo e alegria. Os participantes sairão em marcha, acompanhando o trio, comandado pela cantora Aline Cris. O percurso seguirá pela avenida João César de Oliveira até a rua José Pedro de Araújo, no bairro Cinco.
No Cinco os fiéis vão acompanhar a pregação do pastor Leonardo Sales e o show do cantor gospel Fernandinho. No local, pastores do município farão uma oração pela cidade e pelas autoridades.
Para a prefeita Marília Campos, a Marcha simboliza um momento de fé e união. “Entendemos a importância da Marcha para nossa cidade, pois milhares de pessoas estiveram empenhadas em organizá-la da melhor forma possível para que seja um dia inesquecível de propagação do evangelho”, destacou.
O presidente da Associação de Ministérios Independentes em Contagem (Amic) e do Ministério Arca no bairro de Santa Helena, pastor Cleiton Rocha, destacou a importância de todas as igrejas se unirem nessa missão. "A Marcha para Jesus transmite a mensagem do evangelho pela cidade, é muito importante a união e a participação de todas as igrejas para espalhar o evangelho".
Trânsito
Para garantir a segurança de todos, a Transcon vai monitorar o trânsito e realizar as intervenções necessárias nas vias. A caminhada seguirá pela av. João César de Oliveira, que será fechada durante o evento, no sentido Sede. A marcha termina na rua José Pedro de Araújo, no bairro Cinco.
A rua José Pedro de Araújo, entre as ruas Necésio Tavares e José Permínio da Silva, será fechada nesta quinta-feira (13/6), a partir das 13h, para a montagem do palco. A previsão é que a rua seja liberada depois do evento, após o palco ser desmontado.
Confira as alterações - Arte: Dimy Valadão/PMC
Transporte público
Durante o deslocamento, os pontos de embarque e desembarque de ônibus vão ser alterados na av. João César de Oliveira. As informações sobre as alterações vão ser disponibilizadas no aplicativo SigaBus e os agentes no local também vão sinalizar o ponto mais próximo para os passageiros.
Para os motoristas, a recomendação é que se programem com antecedência e evitem o trânsito no local.
Patrimônio imaterial
Em 2011, a inclusão da Marcha para Jesus no calendário de Contagem aconteceu por meio de um projeto de lei sancionado pela prefeita Marília Campos. Em 2023, o evento recebeu o título de patrimônio cultural imaterial de Contagem. A proposta foi apresentada pelo Executivo municipal e aprovada pela prefeita Marília Campos, com o objetivo de consolidar a importância da marcha no calendário oficial e viabilizar investimentos financeiros para a sua realização.