13 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
REGIONAL SEDE
Grupo de teatro “Agente em Cena” apresenta peça com tema sobre a violência à pessoa idosa
Foto: Ronnie Von/PMC
Dezenas de beneficiados do programa “Contagem na Maturidade” estiveram presentes

Durante a Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Contagem tem realizado ações em vários locais da cidade, abordando temas pontuais e atuais com a finalidade de informar e conscientizar a população. Nessa quarta-feira (12/6), mais de 50 participantes do programa “Contagem na Maturidade” se encantaram com a peça do grupo de teatro “Agente em Cena” que tratou, de forma lúdica e interativa a questão da violência contra o idoso, um tema forte, contado de uma maneira leve. O evento, que aconteceu no Espaço Bem Viver Mário Covas, no Central Parque contou com a presença de representantes do Procon, Cras e Creas, que puderam expor o trabalho feito na cidade e como acessá-los.

“Esta ação tem como objetivo informar as pessoas que participam do programa a fim de que elas sejam multiplicadoras a outras, para que cada vez mais a população esteja ciente dos seus direitos, deveres e como agir sobre uma determinada situação”, explicou a superintendente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Ivone Pereira. Para ela, a forma que o conteúdo foi transmitido, por meio do teatro, é uma metodologia para deixar a pessoa mais à vontade. “Esse é um jeito para o grupo entender com mais facilidade e para orientá-lo a procurar ajuda, caso seja necessário”, disse Ivone.

Durante a apresentação, uma das personagens da peça e agente de endemia, Marilac Rocha, também comentou sobre as políticas públicas para à pessoa idosa. “Contagem tem espaços e diversas ações para acolher a ‘melhor idade’. Muitas pessoas acham que violência é só agressão física, mas essa é só uma das várias que existem”, falou. Outras formas de agressão são psicológica, patrimonial, verbal, sexual ou, ainda, ciberagressão (virtual/on-line).

Participantes do "Contagem na Maturidade" viram, atentos, a peça do "Agente em Cena" e se divertiram diante a forma lúdica e leve do grupo   Fotos: Ronnie Von/PMC

Uma das idosas presentes, Lúcia Maria, 72, contou sobre a experiência de quando denunciou um caso: "Toda informação é bem-vinda. Como eu já sabia sobre o “Disque 100”, entrei em contato para denunciar o filho de uma amiga que pegava o cartão-benefício dela e usava para si. No outro dia, uma equipe já estava na casa dela e tomaram as devidas providências”.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Tipos de violência à pessoa idosa

Abusos financeiros ou exploração econômica: exploração imprópria ou ilegal ao uso não consentido de recursos financeiros e patrimoniais;

Violência física: uso da força física para forçar o idoso a fazer o que não deseja, para ferir, provocar dor, incapacidade ou morte;

Abandono: ausência ou abandono dos responsáveis ou familiares de prestarem socorro a pessoa que necessita de proteção e assistência;

Violência sexual: abusos que visam obter relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física e ameaças;

Violência psicológica: agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social;

Negligência: recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários por parte dos responsáveis familiares ou institucionais;

Ciberagressão (on-line/virtual): agressão on-line , também conhecida como ciberagressão, refere-se a comportamentos agressivos, relacionados ou hostis que ocorrem no ambiente virtual, por meio da internet e das tecnologias digitais.

Não fique calado, denuncie! Disque 100

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos
Autor: jornalista Raquel Lopes / Edição: João Cavalcanti