A Prefeitura de Contagem não mede esforços para manter a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada. Com isso, realizou, na semana passada, uma ação de limpeza em diversos pontos na região Ressaca, onde ainda ocorre descarte irregular de lixo e entulho. No total, oito áreas foram atendidas, o que significou a remoção de 18,49 toneladas de resíduos que deveriam ser destinados aos locais de coleta adequados, como ecopontos e contêineres, além da coleta convencional que abrange 100% do município.
A força-tarefa ocorreu na rua México (bairro Novo Boa Vista); ao longo do canteiro central e nas laterais da avenida das Bandeiras (Jardim Laguna); toda a extensão da avenida Fernão Dias, em especial na esquina com a rua Vinhático (Jardim Laguna); rua Padre Feijó (Novo Progresso); ruas Trinta e Quatro e Vinte e Cinco (Oitis); e na avenida Um (Jardim Laguna). Foram recolhidos diversos tipos de resíduos, desde lixo residencial até galhos e entulhos como móveis velhos e restos de construção que foram despejados em via pública.
Moradora do bairro Novo Boa Vista, Maria Santos, disse que o mutirão traz muitos benefícios para a comunidade. “Além de melhorar a aparência da nossa rua, também reduz o risco de doenças e pragas, passa mais segurança e valoriza nossas casas".
Descarte irregular é crime
De acordo com a legislação municipal 188/2014 e 190/2014, a prática de descarte irregular de lixo em via pública, como os bota-foras, é crime passível de multa que varia de R$50 a R$1,5 mil. A população pode contribuir com a limpeza e evitar bota-foras, denunciando o descarte irregular pelo WhatsApp, no número (31) 97313-0018, que é exclusivo para envio de mensagens de texto, áudio ou imagens, ou pelo e-mail limpeza.urbana@contagem.mg.gov.br.
Este tipo de denúncia pode ser feito também nas Centrais de Atendimento ao Público (CAP) de forma presencial, na administração regional mais próxima e ainda pela internet, no site da Ouvidoria do município, clique aqui para acessar. A Prefeitura de Contagem disponibiliza também 26 ecopontos espalhados pela cidade para a população fazer o descarte correto de materiais que não devem ser dispensados junto ao lixo residencial ou comercial, ou seja, restos de construção civil, como telhas, tijolo, gesso etc., (até 2m²), móveis, sofás, eletrônicos, TVs, monitores, impressoras, pneus velhos (até seis unidades), madeira (até 2m²), folhas e galhos provenientes da poda de jardim, além de óleo de cozinha (até 6 litros). Na região Ressaca existem três ecopontos (endereços abaixo).
Os ecopontos são os locais corretos para descarte de restos de construção civil, móveis, eletrônicos, madeira, folhas e galhos
provenientes da poda de jardim, além de óleo de cozinha - Foto: equipe Regional Ressaca/PMC
Além das ações de Limpeza Urbana que são realizadas constantemente, a Prefeitura tem investido em campanhas de conscientização para a população sobre a importância de não realizar descartes irregulares. O objetivo é educar os cidadãos sobre as consequências ambientais e sociais desse tipo de prática, além de destacar os locais adequados para o descarte de resíduos.
“Estamos empenhados em manter a região da Ressaca limpa e organizada. Agradecemos a colaboração dos moradores que têm utilizado os ecopontos corretamente e pedimos que todos continuem ajudando, não jogando lixo em locais impróprios, denunciando descartes irregulares e participando das nossas campanhas educativas”, afirmou o administrador regional da Ressaca, José Carlos de Menezes.
Vale lembrar que nove bairros da região também são atendidos pelo serviço de coleta seletiva, que recolhe materiais recicláveis nas categorias plástico, papel, metal e vidro (não quebrado).
Os bairros atualmente contemplados são: Arvoredo, São Joaquim, Parque Recreio, Parque Turista, São Gotardo, Jardim Balneário, Vila Santa Luzia, Novo Progresso e Ilha do Cabral. Não só em relação à questão ambiental, o serviço proporciona outros benefícios para os contagenses, como a geração de emprego e renda para catadores e catadoras, o engajamento popular no cuidado com a cidade e a valorização dos servidores da limpeza urbana.
Confira os endereços dos ecopontos da região Ressaca:
Rua Carlos Pinheiro Chagas (Balneário do Ressaca)
Rua Quatro (Oitis)
Rua Mandarim (Novo Boa Vista)