Garantir uma educação inclusiva, por meio de recursos tecnológicos de qualidade, é um compromisso firmado pela Prefeitura de Contagem. Para isso, o município investiu R$ 130 milhões em equipamentos para oferecer uma educação mais moderna aos estudantes do município.
A modernização, com acesso dos estudantes à tecnologia, faz parte de uma série de ações que a atual gestão tem realizado dentro do Projeto “Escola Digital”. Ele consiste na integração da tecnologia nas atividades da escola, para melhorar o ensino e a aprendizagem, promovendo habilidades digitais essenciais, com ambientes adequados, pessoas motivadas e recursos tecnológicos modernos para construir uma educação inovadora.
Cerca de 60 mil estudantes e crianças estão sendo beneficiados com as melhorias. Para proporcionar a educação inclusiva digital, estão sendo instaladas câmeras de videomonitoramento em todas as unidades escolares. Além disso, foram entregues 10 mil tablets para a educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA); 7.500 chromebooks, 3.750 notebooks e 222 computadores para os setores administrativos das escolas.
Para auxiliar professores, inclusive quanto à saúde dos servidores, foram entregues 2.940 amplificadores de voz. Outros 2.400 chips de internet foram ofertados aos educadores; e está em implantação a rede de Wi-Fi pública em 43 unidades escolares, além de lousas digitais e 127 TVs interativas.
A modernização, com acesso dos estudantes à tecnologia, faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Contagem tem realizado dentro do Projeto “Escola Digital” Fotos: Luci Sallum/PMC
Capacitação Profissional
Com a implantação dos novos equipamentos digitais é importante que os educadores e professores tenham autonomia para trabalhar com as ferramentas em sala de aula. Pensando nisso, o município tem ofertado cursos de formação digital, desde 2021, com carga horária total de mais de cem horas em educação digital para os servidores.
O intuito das formações é familiarizar os professores com as novas ferramentas. Os cursos são oferecidos por meio da plataforma “Inforede “e, também, pelo “Google for Education”, em parceria da Google com a Prefeitura de Contagem.
Contagem esteve presente ao Google Day, promovido pela empresa norte-americana, em Belo Horizonte
Foto: Mikaela Yasmim/PMC
Inclusão Digital no atendimento educacional especializado
Os estudantes e as crianças que são público-alvo da educação especial na rede municipal de educação, também estão sendo beneficiados com as materialidades. As telas interativas, notebooks e tablets distribuídos possuem configurações de acessibilidade para que os alunos possam ser inseridos no desenvolvimento educacional.
Além disso, foram distribuídos 14 teclados de acessibilidade digital. Esse material é chamado de TiX e possui teclado e mouse, que proporcionam autonomia para pessoas com qualquer limitação motora, permitindo o controle de qualquer computador.
Com as inovações digitais implantadas nas escolas, Contagem se destaca com uma educação inclusiva, moderna e tecnológica, possibilitando, assim, o pleno desenvolvimento dos estudantes em um mundo cada vez mais digitalizado.