22 JUN 2024
GABINETE DA PREFEITA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
CEU das Artes de Nova Contagem tem sábado de festa, diversidade cultural e ocupação popular
Fotos: Luci Sallum/PMC
Os moradores de Nova Contagem estão ganhando um lugar diverso, amplo e novo para realizar atividades ligadas ao esporte, ao lazer, à educação, cultura e artes. É o CEU das Artes, que foi totalmente revitalizado e, neste sábado (22/6), concluiu um importante ciclo de participação popular, por meio da 7ª Oficina de Mobilização Social, que promoveu a ocupação do espaço pela comunidade e mostrou todo o potencial dele para a formação dos jovens do município.

O encontro fechou o processo de mobilização social iniciado em dezembro de 2023 e contou com a intensa participação da sociedade civil, inserida nas reuniões com o grupo escolhido para representar a comunidade e participar da gestão compartilhada do novo equipamento público. Em sete encontros, foram feitas a apresentação do projeto, a formação do grupo gestor, a elaboração de regimento interno do grupo e de um plano de atividades para o funcionamento do CEU das Artes.

Apresentações de modalidades diversas mostram a potencialidade cultural do espaço. Fotos: Luci Salum/PMC

Neste sábado, a celebração contou com diversas atrações de grupos de Nova Contagem, como uma performance da cultura afro-indígena-brasileira apresentada por alunos integrantes do Programa “Escola Viva”, da Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, e, também, contou com apresentações de capoeira, taekwondo, fanfarra, balé, jazz e dança contemporânea, que emocionaram os presentes.
Estou muito alegre com a realização desse sonho da comunidade, fruto do nosso trabalho diário
para que Contagem seja mais feliz. Que o  CEU das Artes seja um espaço abençoado, de união, de encontros
e que as pessoas possam crescer e se desenvolver aqui por meio da arte, do esporte, do lazer e da educação.
”.
Prefeita Marília Campos
Morador de Nova Contagem, Wesley Filho, 16, é integrante do time de basquete Lord, formado por jovens do bairro, que foi campeão municipal, microrregional e regional e agora vai representar Contagem nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Ele agradeceu ao governo municipal pela criação do novo espaço e de todas as ações que a Prefeitura tem realizado para melhorar o acesso ao esporte, lazer e à cultura.

“Queria agradecer muito a Prefeitura por tudo que está sendo feito na nossa comunidade. Nós temos que treinar muito e não temos um lugar fixo e estávamos com dificuldade de achar boas quadras. Mas, agora, com as reformas das quadras e das praças, nós podemos treinar com qualidade e isso tem feito a diferença”, testemunhou.

Espaço vem possibilitando acesso ao esporte, lazer e à cultura. Fotos: Luci Salum/PMC

CEU das Artes
O CEU das Artes Nova Contagem é um espaço que conta com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, brinquedos, cineteatro, áreas de convivência, unidade do CRAS, biblioteca e sala para oficinas. Este é o segundo espaço inaugurado em Contagem, já que a região Ressaca também conta com o equipamento, inaugurado em 2023.

Fachada CEU das Artes Nova Contagem.  Foto: Luci Salum

Trata-se de um local público que promove a cultura e o lazer e abre espaço para a comunidade ocupar com diversas possibilidades. O programa é idealizado pelo governo federal, sob coordenação do Ministério da Cultura.  Para implantar o CEU das Artes Nova Contagem, foram feitos investimentos de R$770.268,37 de recursos federais e R$633.212,40 de recursos municipais, totalizando R$1.403.480,77.
CLIQUE AQUI e confira mais fotos na galeria
Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição Carol Cunha