A Prefeitura de Contagem promoveu, nessa terça-feira (4/6), no Parque Fernão Dias, mais uma ação em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, com plantio de mudas de árvores nativas, ato que contou com a presença do embaixador da França, Emmanuel Lenain. O encontro aconteceu por intermédio do Instituto Espinhaço, Prefeitura de Contagem, Embaixada da França e o Colégio Santa Maria. Com o objetivo de arborizar o espaço, a fim de levar mais qualidade de vida aos moradores, foram plantadas pelos estudantes e autoridades presentes cerca de 20 mudas, como ato simbólico.
“Pensamos que Minas Gerais seria o estado ideal para visitar na Semana do Meio Ambiente, principalmente pela dinâmica que está sendo desenvolvida aqui. Sabemos que é um estado que se preocupa com o meio ambiente e que é favorável a essa transformação ambiental tão necessária de ser implementada”, disse Emmanuel.
Durante o evento, os mais de 50 adolescentes do colégio foram aplaudidos devido à premiação recebida pelo projeto interdisciplinar FrancEcolab Brasil, em 2023, destinado a sensibilizar jovens brasileiros para a responsabilidade ambiental. “É prazeroso ver os jovens se mobilizando com as questões ambientais e se preocupando com a vida futura. Por isso que a França se engaja na educação ambiental e lançou esse projeto”, completou o embaixador.
O vice-prefeito, Ricardo Faria, também parabenizou os estudantes. “Vocês merecem todos os aplausos pelo comprometimento com a preservação ambiental, o cuidado e a zeladoria do nosso planeta. Esse comprometimento de vocês vai inspirar mais pessoas a essa causa que é tão necessária”, destacou.
Sobre a parceria com o país europeu, Ricardo disse que é bom saber que, além da articulação da integração do governo do estado e do município, a cidade também tem o apoio da embaixada francesa para apoiar projetos ambientais. “Queremos uma cidade progressista desenvolvimentista, mas com um crescimento econômico sustentável”, completou.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho, o embaixador brindou sua vinda em Minas Gerais a fim de renovar uma parceria que já acontece há algum tempo para que novos projetos e ações nesse sentido sejam criados. “A França foi o primeiro país a nos apoiar em uma estruturação de política de mudanças climáticas em 2014, e espero que essa parceria aconteça por muitos anos”, disse.
O Parque Fernão Dias se tornou cenário de destaque ao levar cultura, esporte, lazer e qualidade de vida às pessoas. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, Contagem está em busca da conformidade climática. “Estamos no processo de elaboração de plano local, em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade - , e nada mais importante na construção de um plano desse, poder integrar o poder público e a sociedade civil".
Os estudantes ficaram radiantes com a experiência do plantio. “Fiquei muito feliz por fazer parte desse projeto incrível, que consiste em plantar árvores. Acho a ação interessante, pois ajuda a conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente”, disse Maria Eduarda, do 8º ano. Já Clarice Maria Campos, do 9º, frisou sobre a importância da união dos países para mudar a situação de emergência ambiental no mundo. Para ela, “foi um momento muito informativo e educativo”.
Projeto FrancEcolab
Projeto bilíngue, criado em 2021, em francês e português, ele que visa conscientizar os estudantes brasileiros, do ensino fundamental ao ensino médio, sobre questões climáticas. O objetivo é inserir a educação ambiental nas escolas brasileiras que oferecem ensino de/em francês, principalmente na rede pública.
Em 2023, o evento aconteceu em Brasília e os estudantes fizeram várias atividades, em particular, uma trilha no Jardim Botânico da cidade. A equipe realizou uma reportagem chamada “Papillon” e conquistou o primeiro lugar na categoria dois do concurso.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.