05 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
MULHER
Prefeitura regulamenta Vale Social de Transporte e promove inclusão e acesso aos serviços públicos

Uma das políticas públicas de inclusão, que permite o acesso aos serviços ofertados no município, o Vale Social de Transporte é disponibilizado aos jovens, em situação de vulnerabilidade, que usufruem das atividades da Estação Juventude, e às mulheres, em situação de violência doméstica, atendidas pelo Espaço Bem-Me-Quero.

O benefício é concedido pelo Programa Mais Direitos Humanos, por meio do Termo de Colaboração 002/2022, entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (Iphac) e o Consórcio Ótimo de Bilhetagem Eletrônica. Para ter direito ao vale , o beneficiário passa por uma análise técnica individual, que avalia cada caso, a partir do preenchimento e assinatura de um formulário. Para adquirir o benefício, os interessados devem procurar os coordenadores de cada órgão.

De acordo com a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, o acesso às políticas públicas é um direito fundamental de todos os cidadãos. "O Vale Social de Transporte é um mecanismo que visa superar uma das principais barreiras enfrentadas por pessoas em situação de vulnerabilidade: a ausência de recursos financeiros para deslocamento”, disse.

O vale poderá ser ofertado de maneira eventual, com o intuito de viabilizar o acesso à atendimentos ou eventos pontuais, ou mensalmente para os acompanhamentos, cursos ou demais atividades.

Mais Direitos Humanos

O programa foi criado com o objetivo de promover o acesso aos direitos e à cidadania, fortalecer os vínculos sociais e comunitários, oferecer atividades socioculturais e incentivar a ocupação dos espaços públicos em todo o município. Cada um desses espaços tem um papel específico na implementação de políticas públicas voltadas para diferentes segmentos da população, proporcionando um ambiente seguro e inclusivo para oferecer apoio, orientação e serviços especializados adaptados às necessidades específicas da população atendida.

O Espaço Bem-Me-Quero

O Espaço Bem-Me-Quero acolhe, atende, orienta e encaminha mulheres para a rede de atendimento do município. O atendimento no EBMQ é sigiloso, tendo como objetivo auxiliar a mulher, fortalecer e encontrar alternativas para superar a situação de violência doméstica e familiar. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua José Carlos Camargos, 218, Centro, Contagem. Mais informações pelos telefones 3352-7543 / 3392-2794 / 97306-4310.

Estação Juventude

É destinada ao atendimento de jovens de 15 a 29 anos e conta com oferta periódica de oficinas socioculturais e cursos profissionalizantes, por meio de uma equipe multiprofissional. O local tem salas de dança e lutas; estúdio de gravação de músicas e de podcasting; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social). As atividades acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 17h, na av. João César de Oliveira, 174, bairro JK. Informações pelo telefone 3150-9016 ou Instagram @juvcontagem.

Autor: jornalista Raquel Lopes / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo