A ampliação no acesso à educação técnica e qualificada é um dos objetivos da Prefeitura de Contagem, que busca junto ao governo federal a criação de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município.
O tema foi pauta de reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (3/6) entre a prefeita Marília Campos; o deputado federal Miguel Ângelo; o reitor do IFMG, Rafael Bastos; e o pró-reitor, José Roberto de Paula.
Contagem, que alcançou o status de segunda cidade que mais gerou empregos em Minas Gerais, pode se beneficiar com a implantação de uma nova unidade de educação, como destacou a prefeita Marília Campos.
“A gente começa a articular a vinda de um instituto federal para Contagem. Com a política do Governo Federal de fortalecer o ensino técnico e as graduações de ensino superior, queremos estar entre os contemplados. Temos muitos jovens querendo qualificação e oportunidades”, destacou Marília.
O Governo Federal anunciou que pretende construir cem novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). A construção de uma nova unidade em Contagem geraria 1.400 vagas gratuitas para a população.
“O instituto federal faz a diferença em uma cidade e procuramos estar juntos, para fortalecer as políticas de educação pública”, apontou o reitor do IFMG, Rafael Bastos.
Também participaram do encontro representantes do mandato do deputado federal Reginaldo Lopes; os secretários municipais de Administração, Antônio David; e da Cultura, Ramon Santos; e os subsecretários da Educação, Rodney Santos; e de Governo, Hamilton Reis.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
O IFMG é uma instituição pública de ensino, e, portanto, oferta cursos gratuitos de técnico integrado (nível médio), graduação e pós-graduação. O instituto conta, atualmente, com 18 unidades (campi) em Minas Gerais, e uma unidade administrativa (reitoria), em Belo Horizonte.