29 MAI 2024
GABINETE DA PREFEITA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL INDUSTRIAL
Em andamento, obra escolhida pela população do bairro Jardim Industrial traz alívio para os moradores

As obras indicadas pela comunidade por meio dos Conselhos Regionais estão sendo executadas por toda a cidade. Na região Industrial, depois de concluir e entregar três das dez intervenções escolhidas, atualmente, está em curso uma melhoria esperada há 20 anos pelos moradores da rua Alexandrina de Souza, no Jardim Industrial.

"A participação popular é indispensável para que
possamos fazer um bom governo, porque é o morador
que sabe, como ninguém, quais são as principais
necessidades do seu bairro."

Prefeita Marília Campos

Trata-se da implantação de muros de contenção e requalificação da via, que se conecta com a avenida Teresa Cristina, um importante acesso para o bairro. A obra vai resolver os problemas de alagamento no local, reduzir consideravelmente os riscos de acidentes de trânsito, melhorar o tráfego e a entrada para as casas que ficam na parte baixa da rua.

A prefeita Marília Campos visitou o canteiro de obras na manhã desta quarta-feira (29/5) e conversou com os moradores, que mostraram alívio e gratidão com os trabalhos em andamento. Ela destacou que esta importante intervenção é fruto da participação popular, que é uma diretriz prioritária do governo de Contagem.

“Esta obra garante mobilidade e proteção para os moradores, por isso é muito importante. É uma obra indicada pela comunidade, por meio dos conselheiros. A participação popular é indispensável para que possamos fazer um bom governo, porque é o morador que sabe, como ninguém, quais são as principais necessidades do seu bairro”, frisou.

Os moradores estão satisfeitos e atuantes durante a execução dos trabalhos. Carla Diane Santos Martins se sente contemplada por ter sua demanda atendida e faz questão de fiscalizar a obra diariamente. “Estou muito feliz de ver essas obras se concretizando, porque vai acabar com os acidentes constantes que ocorrem aqui. Vamos ter mais segurança não só em relação ao trânsito, mas também à violência urbana, já que este era um ponto com assaltos frequentes, mas agora está sendo valorizado”, ressaltou.

Obra escolhida, em votação, pelo Conselho da Regional do Industrial vai garantir mais segurança
e bem-estar à comunidade do Jardim Industrial - Fotos: Janine Moraes/PMC

Marineide Ferreira contou que mora no bairro há 49 anos e também está muito agradecida com as intervenções e já vive a expectativa para a transformação que a rua terá quando os trabalhos forem concluídos. “Nasci aqui e esperamos essas melhorias há muitos anos. É muito gratificante termos nossa reivindicação escolhida e acompanhá-la acontecendo. Nossa rua terá uma outra cara”, comentou.

Os trabalhos estão sendo realizados em duas etapas para manter o tráfego parcialmente. A contenção já está na fase final. Na sequência será feita a drenagem e a passagem para os pedestres, melhorando o acesso às casas. Além disso, a Transcon fará adequações no trânsito para garantir a segurança dos moradores. Vale lembrar que o bairro Jardim Industrial ainda contará com outra intervenção semelhante na rua Garcia Rodrigues, também como parte do pacote de obras votadas e escolhidas pelo Conselho Regional do Industrial.

Mais participação popular

Essas intervenções fazem parte das 77 obras definidas a partir das sugestões dos moradores, por meio dos conselhos regionais, e que estão sendo executadas nas oito regiões de Contagem. Trata-se de um investimento de R$36,4 milhões feito pela Prefeitura, a fim de atender as necessidades prioritárias dos bairros.

Fortalecendo o protagonismo da sociedade civil e a parceria da comunidade com a gestão pública, os conselhos regionais foram institucionalizados pelo atual governo, tornando-os deliberativos e com orçamento próprio, conforme Lei nº  5.443/2023. No ano passado, 342 conselheiros foram eleitos por meio de voto para um mandato de dois anos. Eles desempenham o papel de representantes dos moradores na indicação de intervenções e aplicação dos recursos. Desta forma, a população tem participação ativa e decisória na construção de uma cidade melhor e mais inclusiva para todos.

Confira quais são as dez obras escolhidas para a região Industrial:

- Abatimento de solo na rua José Maria de Lacerda – Cidade Industrial (concluída)

- Revitalização do beco Maria Aparecida – Cidade Industrial (concluída)

- Ampliação da rede de drenagem, correção de piso e revitalização dos becos Coqueiro e Limoeiro – Cidade Industrial (concluída)

- Muro de contenção na rua Alexandrina de Souza – Industrial (em andamento)

- Muro de contenção na rua Garcia Rodrigues – Jardim Industrial

- Construção de uma copa, salas de almoxarifado, de reunião e de apoio para agentes comunitários de saúde na UBS Industrial 3ª seção

- Construção de uma cobertura no CSU Amazonas, instalação de playground, reposição de cerca concertina no muro de divisa entre CSU e a Escola Estadual Confrade, e instalação de bebedouro

- Instalação de concertina, pintura e grafite do muro do cemitério da Glória

- Reforma da quadra da praça da Escola Virgílio de Melo Franco - Vila São Paulo

- Revitalização da praça dos Trabalhadores e implantação de um monumento que dialogue com a história da região

Veja todas as obras votadas e escolhidas pelos conselhos nas oito regiões, clicando aqui.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo