Desde 2021, a Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon, vem se empenhando para melhorar o atendimento do transporte público na cidade. Foram acrescentadas 412 viagens até o momento, sendo 292 em dia útil, 87 no sábado e 33 no domingo. A inclusão mais recente foi na linha 474 (Chácaras Santa Terezinha/Cidade Industrial via Metrô) que recebeu duas novas viagens nos horários de 5h e 6h30, aos sábados.
Além disso, a Transcon alterou 43 itinerários de ônibus para ampliar o atendimento aos bairros e beneficiar mais passageiros. Uma das últimas alterações foi na linha 101D (Vale das Amendoeiras/Cidade Industrial) que passou a atender o Conjunto Viva Vida Liberdade e o Conjunto Viva Vida Progresso, beneficiando mais de 500 famílias e 2.000 moradores da região. Nos últimos três anos, a cidade também recebeu veículos novos. Ao todo, Contagem ganhou 60 novos ônibus que já estão preparados para compor o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Para a passageira Margaret Prates, 52, a qualidade dos novos ônibus é ótima. “Os bancos são mais confortáveis, tá tudo de bom pra nós. Mas o povo tem que cuidar mais do nosso patrimônio, porque só assim a gente consegue vencer e crescer”, salientou. Atualmente, a cidade possui 269 ônibus municipais em sua frota, que circulam em 41 linhas e fazem cerca de 26 mil viagens por mês. Esses ônibus são monitorados em tempo real pela Central de Monitoramento da Transcon, por meio do GPS que acompanha o cumprimento de itinerários e os horários de saída e chegada. Além de atualizar as informações sobre os ônibus no aplicativo do Sigabus e no site da Transcon.
Os usuários que encontrarem alguma irregularidade nos ônibus podem registrar sua reclamação pelos telefones 118 e (31) 3329-3390, informando o número do veículo, o número da linha e o horário do ocorrido.