Em um cenário onde a saúde pública enfrenta desafios, iniciativas estão surgindo como soluções para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços. Iniciativas como os projetos Cuidados Paliativos, Sepse,Telecardio (UPA JK) e o TeleUTI Conectada estão moldando um novo padrão no sistema de saúde em urgência e emergência da região, oferecendo soluções e abordagens centradas no paciente.
Cuidados paliativos
Desde a implementação do projeto de Cuidados Paliativos no Hospital Municipal de Contagem (HMC), uma transformação tem sido observada no modo como a instituição cuida de seus pacientes. De acordo com o gestor da Linha de Cuidados da Urgência e Emergência do HMC, Marcus Vinicius Neves, o maior desafio inicialmente enfrentado foi desmistificar os preconceitos.
“Muitos profissionais não possuíam um conhecimento adequado sobre o tema, que frequentemente era tratado de forma menos eficiente. No entanto, com a apresentação do projeto e dos conceitos essenciais dos cuidados paliativos, houve uma grande aceitação por parte da equipe, que passou a adotar uma abordagem mais empática e integral, considerando não apenas a condição física, mas também os aspectos psicossociais e espirituais dos pacientes”, afirmou.
Prevenção e tratamento da sepse
A sepse, uma condição grave que ocorre em resposta a uma infecção, é uma das principais causas de mortalidade hospitalar em todo o mundo. Nesse contexto, o Projeto Sepse surgiu como uma resposta a essa ameaça, promovendo a prevenção, a identificação precoce e o tratamento rápido da síndrome. Por meio de estratégias educacionais e protocolos padronizados, o projeto visa reduzir significativamente as taxas de mortalidade associadas à sepse, melhorando os resultados clínicos e salvando vidas.
De acordo com a enfermeira da UPA Ressaca, Renata Kelly, um dos destaques da unidade é o tratamento desta enfermidade, que pode se espalhar rapidamente e levar à morte se não for tratada adequadamente. “Os protocolos seguidos na unidade seguem as diretrizes nacionais e internacionais, garantindo um tratamento eficiente e humanizado para todos os pacientes que necessitam de cuidados específicos para essa condição”, afirmou.
Melhorias no atendimento cardiológicos nas UPAs
Implantado em 2022, o Projeto Telecardio consiste na utilização de um sistema de telemedicina especializado em cardiologia, que permite a realização de consultas e exames cardíacos à distância, por meio de videoconferência e transmissão de dados biomédicos em tempo real. Essa abordagem não apenas reduz o tempo de espera por atendimento, mas também amplia o acesso a serviços de saúde especializados, principalmente em regiões onde a presença desses especialistas é limitada.
No ano de 2023, o Projeto Telecardio na UPA JK alcançou resultados animadores. Foram enviados um total de 5.735 exames com um média de tempo até o laudo, que foi de apenas 2 minutos e 28 segundos. Esses números refletem o compromisso com a qualidade e a agilidade no atendimento, sendo que 98,5% dos laudos foram entregues dentro do prazo estipulado, demonstrando a eficácia do Telecardio em beneficiar a comunidade local.
Maior eficiência nos resultados clínicos do CTI
Já no início de 2024, o HMC buscou por modernização e aprimoramento na área da saúde. A instituição foi escolhida como uma das seis referências em todo o Brasil para a implementação de um sistema de monitoramento nos Centros de Terapia Intensiva (CTI), marcando um passo para a melhoria no atendimento hospitalar.
A parceria de inovação, estabelecida em colaboração entre o SSA Contagem e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), busca mudar o cenário do cuidado intensivo no hospital, proporcionando maior eficiência, precisão e, consequentemente, uma melhoria significativa nos resultados clínicos.
“Seis hospitais do Brasil foram escolhidos para participar deste projeto e nós somos os únicos de Minas Gerais. Em um CTI com dez leitos, são conectadas bombas de infusão, respiradores, monitores e em alguns lugares até a cama, criando uma central de monitorização que demonstra os dados vinte e quatro horas para os profissionais”, explicou a assessora assistencial do HMC, Priscilla Fazzio.
Todo o esforço e investimentos feitos em melhorias dos sistemas, equipamentos e processos buscam avançar na ampliação e qualificação do atendimento aos pacientes na rede de urgência e emergência de Contagem, o que impacta positivamente na saúde e na vida das pessoas.