12 ABR 2024
REGIONAL SEDE
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
SAÚDE
Dengue: número de casos em patamar alto reforça a necessidade de união no combate ao mosquito transmissor
Balanço de atendimentos de casos suspeitos na rede de urgência e emergência no município indica ponto de virada para vencer a epidemia

Desde o início desse ano que o cidadão de Contagem espera a boa notícia, informando que os números de casos de dengue e outras arboviroses apresentaram redução, caminhando para o fim da epidemia. Apesar de não ser possível afirmar isso ainda, o último balanço feito nos atendimentos na rede de urgência e emergência, que incluem as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e Centrais de Hidratação (CH), indica que, talvez, o primeiro passo dado em direção a esse objetivo pode ter sido dado.

Em números gerais, foram 3.615 casos suspeitos atendidos na primeira semana de abril (de 1º a 7/04), frente à 3.614 no período anterior (de 24 a 31/03). Se comparado à semana com maior número de atendimentos em toda a epidemia, com registro de 3.750 casos (entre 17 e 23/03), a estabilidade pode ser entendida como um ponto de virada para que a batalha contra a dengue e outras arboviroses esteja sendo vencida.

Para a diretora assistencial do Hospital Municipal de Contagem, Renata Graziela Soares, trata-se de um bom indicativo. “Ter chegado a esse platô significa que o número de casos não está mais subindo a cada semana, algo que estava acontecendo anteriormente. Por isso, vemos a situação como um bom sinal e pode indicar que, a partir de agora, seja possível que haja uma queda no número de casos. Contudo, saliento que os números ainda estão altos e, por isso, todo cuidado é pouco, precisando que a população continue vigilante, principalmente dentro das próprias casas, eliminando possíveis focos de reprodução do mosquito”, reforçou.

Atendimentos por unidade

Quase todas as unidades e as Centrais de Hidratação apresentaram queda no número de atendimentos. Os melhores índices são da UPA JK, com queda de 100 atendimentos no comparativo entre a última semana de março (483) com a primeira semana de abril (383). Em seguida vem a UPA Petrolândia, com redução de 35 casos atendidos (de 356 para 321) e a UPA Industrial, com 25 atendimentos a menos (de 129 para 104) no mesmo período analisado.

Já nas Centrais de Hidratação, que já se consolidaram como referência no atendimento aos casos de dengue e demais arboviroses, a queda foi menor, fechando com a redução de 12 atendimentos em cada. Nesse caso, a unidade Eldorado atendeu 1.255 pessoas com suspeita de dengue na primeira semana de abril, frente aos 1.267 da última semana de março, enquanto a unidade ressaca registrou 543 pacientes atendidos, contra 555 no período anterior.

Outras duas unidades foram na contramão dos demais índices, apresentando aumento de casos: na UPA Vargem das Flores, os atendimentos passaram de 502 na última semana de março para 607 na primeira semana de abril. Já na UPA Ressaca, a diferença foi de 62 casos suspeitos, chegando a 361, frente aos 299 do período anterior.

Todos contra a dengue

Em resposta aos números ainda muito elevados de casos suspeitos de dengue, a Prefeitura de Contagem segue com as ações de prevenção, com a visita às residências para a aplicação de larvicidas, mutirões de limpeza, circulação dos carros de fumacê, entre outras. Além disso, campanhas e publicações têm sido feitas no site e redes sociais da Prefeitura para que a população, em conjunto, possa fazer também a sua parte.

Para Renata Graziela, uma redução nos casos de dengue e outras arboviroses seria muito importante nesse momento. “Precisamos nos unir, cada um fazendo sua parte, para que esses números caiam mais rápido e a gente possa ter uma tranquilidade para a população e para o sistema de saúde. Com estes índices em alta, as unidades de saúde continuam muito cheias e com uma tendência à sobrecarga, principalmente na pediatria, porque já entramos, em março, no período das doenças respiratórias sazonais, o que aumenta a demanda por internação”, alertou.

Confira as principais medidas que você pode adotar para combater a dengue:

• Não descartar lixo e inservíveis em vias públicas e lotes vagos

• Tampar tonéis e caixas d’água

• Manter calhas sempre limpas

• Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo

• Deixar ralos limpos e com aplicação de tela

• Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia

• Limpar os potes de água para animais

• Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa

• Fazer o uso constante de repelentes com icaridina

• Aplicar telas (podem ser feitas de filó) em janelas e portas

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti