O Cartão Social oferecido pela Prefeitura de Contagem desempenha um papel importante na assistência social, proporcionando recursos financeiros essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou insegurança alimentar. A ajuda financeira permite a compra de itens essenciais, como material de limpeza, higiene pessoal e alimentação, em estabelecimentos credenciados na cidade, promovendo dignidade e reduzindo desigualdades socioeconômicas.
Criado em 2021, o benefício contribui para a autonomia e inclusão social das pessoas atendidas. Atualmente, o município dispõe de 2.250 cartões para atendimento de quem atende aos critérios de concessão. O Cartão Social pode ser solicitado nas unidades socioassistenciais - Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) - e o valor que cada usuário recebe é de R$100. O valor investido no programa é de R$2,7 milhões anuais.
Para ter direito ao benefício, a pessoa precisa atender aos critérios estabelecidos e passar pelo atendimento técnico e avaliação socioeconômica feita pelos técnicos das unidades socioassistenciais do município. Por ser um benefício temporário, a cada seis meses, é necessário revalidá-lo, a fim de confirmar a manutenção da situação de vulnerabilidade. Caso a situação não persista o benefício é cancelado, dando a oportunidade a outra família que esteja precisando.
“O Cartão Social Contagem é um benefício eventual, cuja concessão ocorre na forma de recurso financeiro depositado, mensalmente, no cartão de quem utiliza. Ele contribui para autonomia da família, visto que a pessoa pode optar pela aquisição daquilo que acredita ser essencial no momento”, destacou a diretora de Benefícios da Prefeitura de Contagem, Sheila Andrade.
Além do auxílio aos beneficiários, o programa ainda fomenta a economia local. Isso porque os estabelecimentos cadastrados vão de pequenas mercearias de bairro a supermercados. Em caso de fraude ou de desvio de finalidade no uso do cartão, o beneficiário poderá ser suspenso do programa por dois anos.
Inclusão no CadÚnico
Os beneficiários do Cartão Social são inseridos no CadÚnico, cadastro do governo federal que reúne informações sobre a situação socioeconômica das famílias brasileiras, a fim de implantar políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida destas famílias.
Confira, abaixo, onde se localizam os Cras para solicitação do benefício:
Cras Casa Amarela
Endereço: rua Ubatuba, 241 - bairro São Mateus
Telefone: 3361-8626
Cras Eldorado
Endereço: rua Buganville, 52 - bairro Eldorado
Telefone: 3911-6774
Cras Icaivera
Endereço: rua Poranga, 74 - bairro Icaivera
Telefone: 3352-6031
Cras Industrial
Endereço: rua Marquês de Paraná, 95 - bairro Industrial
Telefone: 3333-1867
Cras Nacional
Endereço: rua Felipe dos Santos, 577 - bairro Nacional
Telefone: 3913-9097
Cras Nova Contagem
Endereço: r. VL 6, 940 - bairro Nova Contagem
Telefone: 3913-1873
Cras Parque São João
Endereço: rua Hum, 60 - bairro Parque São João
Telefone: 3352-5763
Cras Petrolândia
Endereço: rua Querosene, 30 - bairro Petrolândia
Telefone: 3397-6381
Cras Ressaca
Endereço: na rua Maria Augusta Bacelar, 399
Telefone: 3357-4013
Cras Sede
Endereço: rua Joaquim José, 128 - bairro Fonte Grande
Telefone: 3352-5361