A Prefeitura de Contagem conta com diversos equipamentos culturais públicos que estão abertos à toda a população e aos turistas que visitam a cidade. Localizados em pontos importantes, que fazem parte da história do município, esses espaços culturais guardam memórias dos 112 anos da cidade, assim como recebem eventos, exposições e diversas atividades que estarão nas lembranças futuras dos contagenses.
A restauração e a valorização desses espaços são compromissos firmados pela atual gestão do município com o patrimônio cultural e histórico da cidade. Neste sentido, equipamentos como a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, Casa de Cacos e o parque Gentil Diniz, onde está localizado o Casarão Gentil Diniz, são exemplos de espaços que foram revitalizados e entregues para a população pela administração vigente de Contagem.
Casa de Cacos e a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira fazem parte da história e da identidade cultural de Contagem
Fotos: Janine Moraes/PMC e Ricardo Lima/PMC
Outros equipamentos estão em processo de restauração para futuramente atender a população da melhor forma possível, garantindo a segurança dos visitantes e a essência das edificações que são tão importantes para manter viva a história de Contagem. O Cine Teatro Tony Vieira é um dos espaços culturais que estão em processo de restauração. A previsão é que o espaço, tão representativo para a cidade, seja devolvido à população ao longo do segundo semestre de 2024.
O Centro de Memória do Trabalhador e a Estação Bernardo Monteiro são dois espaços que também serão resgatados pela Prefeitura de Contagem. Os dois equipamentos já estão em processo avançado de restauração estrutural e logo serão inaugurados para que a população contagense possa ocupar, com arte e cultura, esses dois espaços marcantes para a história do município.
Localizado na região do Industrial, o Centro de Memória do Trabalhador conta com 27 ambientes mapeados, nos dois andares da edificação, que conta com 24 mil metros quadrados. A gestão do equipamento é de responsabilidade da Prefeitura de Contagem e a curadoria da programação e curadoria das atividades culturais são compartilhadas e feitas em conjunto com uma organização da sociedade civil, selecionada via edital.
Antigas instalações de uma fábrica deram lugar ao Centro de Memória do Trabalhador,
espaço que de arte e cultura multiuso - Foto: Janine Moraes/PMC
A Estação Bernardo Monteiro é uma antiga estação de trem que esteve em atividade até o final dos anos 80. Após um longo período de abandono e deterioração, o espaço passou por um processo de restauração para, assim, ser entregue à sociedade como mais um espaço cultural da cidade de Contagem. Para dar início à ocupação artística do espaço, a Prefeitura também irá contar com uma Organização da Sociedade Civil para desenvolver atividades culturais no local.
O subsecretário de Cultura, Gilvan Rodrigues, destaca a necessidade de potencializar os equipamentos culturais como uma forma de valorização da identidade cultural da população. “É importante e fundamental que a cidade valorize os espaços de memória, potencializando a identidade da sociedade com esses espaços, e que a gente possa conservar e preservá-los cada vez mais para o acesso de toda a população a esses bens culturais”, afirmou o subsecretário.
Outra iniciativa que também é uma entrega da Prefeitura de Contagem é o Programa CEU das Artes. O espaço é público e visa promover a cultura e o lazer, integrando no mesmo espaço programas e ações culturais, esportivas, de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.
CEU das Artes Ressaca abriga atividades culturais, esportivas, de formação e
qualificação para o mercado de trabalho, além de serviços socioassistenciais
Foto: Beneti
Os CEUs são executados com recursos do Governo Federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do espaço. Contagem conta com duas unidades: o CEU das Artes Ressaca, inaugurado em setembro de 2023; e o CEU das Artes Nova Contagem, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024.
Além dos equipamentos entregues e os que estão em processo de restauração, a Prefeitura de Contagem, em breve, iniciará as reformas dos prédios que integram o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho, conjunto arquitetônico formado por dois casarões de tipologia colonial (Casa Amarela e Casa Rosa) remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX (por volta de 1936), em mais um aceno à importância do cuidado com o patrimônio cultural contagense.