05 ABR 2024
GABINETE DA PREFEITA
REGIONAL NACIONAL
REGIONAL RESSACA
Obras de construção da nova UPA Nacional foram retomadas e seguem avançando
A unidade reforça o compromisso da gestão de garantir mais saúde à população, com mais segurança, conforto, espaços adequados, acessíveis e com bom atendimento

Uma demanda antiga da população da região Nacional, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai aos poucos se tornando realidade. Um projeto prioritário da atual gestão desde o início da atual gestão, em 2021, mas que enfrentou muitos desafios ao longo dos últimos três anos.

O contrato inicial enfrentou dificuldades com um projeto inconsistente e o desmoronamento do terreno, resultando em danos estruturais, durante as chuvas, entre o fim de 2021 e o início de 2022, e a interdição da obra. Os problemas foram solucionados e a obra foi retomada no início de fevereiro.

"Essa tem sido uma obra desafiadora, mas estamos comprometidos
em oferecer à população uma nova UPA segura e de qualidade.
Agora podemos ver que os trabalhos estão sendo
realizados e que tudo segue avançando."

Prefeita Marília Campos

Acompanhada de representantes da comunidade local e de gestores municipais, a prefeita Marília Campos visitou a obra na manhã dessa quinta-feira (4/4) e conferiu o andamento dos trabalhos.

Ela explicou que diante dos desafios, foram tomadas medidas firmes. O contrato com a empresa licitada foi rompido e, sob o amparo da Lei de Licitações, optou-se pela dispensa de licitação para corrigir os erros.

“Essa tem sido uma obra desafiadora, mas estamos comprometidos em oferecer à população uma nova UPA segura e de qualidade. Agora podemos ver que os trabalhos estão sendo realizados e que tudo segue avançando. A população cobra a conclusão da obra com razão, pois será muito importante para toda a região. Agradeço a compreensão de todos durante esse processo e reafirmo nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, ressaltou Marília Campos.

Após a retomada da construção, foi feito um levantamento de tudo o que precisava ser refeito ou readequado, para que a obra seguisse por um caminho mais assertivo. Entre os problemas encontrados estava o telhado, que já chegou na fase final de retirada para a instalação de outro mais resistente e adequado ao projeto.

Obras da nova UPA Nacional foram retomadas e seguem avançando rapidamente - Fotos: Janine Moraes/PMC

Para o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, a retomada da obra é motivo de comemoração. “Sabemos a importância de uma UPA para a população da região, pois ela oferece estrutura e condições para atender os casos mais urgentes, aqueles que ultrapassam as possibilidades das unidades básicas de Saúde. E quando se fala em urgência e emergência, todas as pessoas merecem ter acesso rápido e digno a esse serviço”, reforçou.

Atualmente, são 17 profissionais trabalhando na construção da UPA Nacional, número que deve aumentar em breve, pois a empresa que ganhou a licitação para tocar a obra está com vagas em aberto e à procura de bons profissionais. Além dos ajustes estruturais e da troca do telhado, o acabamento externo também já foi iniciado e em breve já deve mudar o visual da obra para quem passa pela região.

Segundo Eduardo Penna, diretor do Serviço Social Autônomo (SSA) de Contagem, essa nova unidade vai melhorar muito o acesso da população ao atendimento médico. “Hoje atuamos com uma realidade de sobrecarga na UPA Ressaca, que atende também aos moradores aqui da região do Nacional. Acreditamos que, com a entrega da UPA Nacional teremos um cenário muito melhor e ainda mais digno na prestação de serviço em saúde aqui”, explicou.

Este é o desejo de todos na região, como é o caso de Tânia Andrade, que mora em frente à futura UPA e também esteve na visita. Ela reforçou que sempre cobra dos gestores regionais e que acompanha tudo que é feito ali. “Eu moro aqui perto e quando essa obra for entregue vai ser muito bom, pois hoje, quando precisamos, temos que ir até a UPA Ressaca e essa aqui vai ficar muito mais perto e melhor para nós”, disse.

A construção da UPA Nacional faz parte de um conjunto de melhorias que vêm sendo feitas na rede de saúde de Contagem, seja na urgência e emergência – que incluem o Hospital Municipal, o Centro Materno Infantil e as UPAs - ou na rede de saúde básica. São mais de R$ 20 milhões investidos, com recursos provenientes do SUS e também do caixa da própria Prefeitura, sempre com o objetivo de tornar mais acessível e digno o serviço de saúde para a população de Contagem.

Também participaram da visita o administrador da região do Nacional, Jorge Ibrahim; e a vereadora Glória da Aposentadoria.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo