Promover o bem-estar e a integração das pessoas, por meio da criação e revitalização de espaços de lazer e de encontros em toda a cidade tem sido um dos compromissos da atual administração. Além de parques e praças, estamos empenhados em desenvolver áreas verdes acessíveis a todos, incentivando a prática de atividades ao ar livre e promovendo a saúde física e mental da população. É o caso da área da antiga Pedreira Santa Rita, localizada no Industrial, que está sendo requalificada e recebendo intervenções para ser transformada em um parque municipal.
A iniciativa, com investimento que ultrapassa R$ 9 milhões, é uma demanda antiga da comunidade da região, que, em breve, terá um espaço multiuso destinado à prática de esportes (futebol, ginástica e escalada), lazer, cultura, shows, turismo e atividades religiosas.
Iniciadas em janeiro, as obras seguem o cronograma previsto. Além da limpeza do terreno e a conclusão do projeto de drenagem do campo, foram colocados os gabaritos para a construção da escadaria do mirante, bem como a marcação para a guarita de entrada. No mesmo ritmo, foi concluída pela Copasa a extensão da rede de água e esgoto do local.
"Poucas cidades mineiras possuem o nível de
investimentos que temos em Contagem, que passa
pela recuperação de parques, áreas públicas, e
também de escolas, asfalto e equipamentos
de saúde, graças a seriedade no trato com
os recursos públicos".
Prefeita Marília Campos
A prefeita Marília Campos visitou o local, nessa terça-feira (2/4), para conferir de perto o andamento das obras e conversar com moradores e conselheiros regionais. Ela destacou a diretriz da gestão em recuperar as áreas públicas de uso comum na cidade, não com o objetivo de embelezamento, mas para que a população tenha, de fato, espaços eficazes e qualificados para convivência e qualidade de vida.
Imagem simulada da vista geral de como ficará o parque Pedreira Santa Rita após as obras de adequação e planta baixa com a localização das benfeitorias. Imagens: Projeto executivo do parque/PMC
“É um local especial e significativo para todos nós. Um investimento na saúde, no lazer e no encontro. Poucas cidades mineiras possuem o nível de investimentos que temos em Contagem, que passa pela recuperação de parques, áreas públicas, e também de escolas, asfalto e equipamentos de saúde, graças a seriedade no trato com os recursos públicos. Estamos atuando em todas as dimensões da cidade”, disse.
Além de detalhar o cronograma de intervenções na pedreira, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, informou que será realizada uma avaliação técnica no paredão da pedreira para garantir maior segurança aos praticantes de escalada. Segundo eles, Contagem é a única cidade no país, e talvez no mundo, que possui esse tipo de relevo, adequado à prática de esporte, em um espaço urbano.
Prefeitura atendeu a população e, em breve, a cidade ganhará um espaço para prática esportiva, lazer, cultura, shows,
turismo e atividades religiosas. Fotos: Lírio Santos e Silva/PMC
Outra boa notícia foi a transferência, sem nenhum prejuízo ou desistência, das 150 crianças do Projeto Social Recanto, que treinam futebol no local, para o campo do Bandeirantes, que recebeu da Prefeitura vestiários e iluminação.
A visita à Pedreira Santa Rita foi acompanhada pelo vice-prefeito Ricardo Faria; pelos vereadores Vinícius Faria e Moara Saboia; pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão; e a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, além de conselheiros regionais e lideranças locais.
Assista ao vídeo com a simulação de como ficará o Parque Pedreira Santa Rita, após a requalificação do espaço, CLICANDO AQUI.
Praça Adelaide de Castro
Na oportunidade, foi detalhada a reforma da praça Adelaide de Castro, também no bairro Industrial, que será transformada num importante espaço multiuso para os moradores do Industrial e da Vila da Paz. O prazo de conclusão é no final deste semestre.
Conforme o projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a intervenção pretende aproveitar os espaços livres entre as árvores para a criação de playground, academia da cidade e área de convivência.
A novidade está relacionada aos diferentes níveis de concreto que saem do centro da praça, em forma de catavento, com variação de alturas para serem utilizados como bancos e como elementos para brincadeiras das crianças, que poderão caminhar sobre diferentes níveis. Bolachas em concreto com cores e números diferentes complementam os brinquedos que serão instalados no playground, que contará com piso emborrachado.
Imagem do projeto de revitalização da praça Adelaide de Castro e mapa com a localização das benfeitorias. Imagens: Projeto executivo da praça/PMC
No espaço de convivência serão adicionados quatro conjuntos de mesa, com três cadeiras de concreto e um espaço reservado para pessoas com cadeiras de rodas. A academia da cidade será abraçada por canteiros arborizados que permitirão a infiltração da água de chuva no solo. Com exceção dos espaços no entorno do playground e academia da cidade, os canteiros receberão novo paisagismo.
A segurança também está assegurada. A nova praça Adelaide de Castro, que tem uma área aproximada de 1.300m², contará com parede de alvenaria vazada, formando figuras geométricas, que funcionará como barreira para as crianças. Este espaço será telado, de modo a permitir a visualização dos motoristas que trafegam em torno da praça.
“Era um desejo antigo da população. Na reunião ocorrida na Vila da Paz, em janeiro de 2021, a comunidade solicitou à prefeita um espaço público para lazer e prática de atividade física. Pela proximidade, a praça é ideal para atender ao projeto, que prevê brinquedos, equipamentos de ginástica, paisagismo, acessibilidade e intervenções da Transcon para a travessia segura de pedestres”, contou a administradora Regional do Industrial, Renata Gomes.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos 1. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos 2. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos das obras do Parque Pedreira Santa Rita. Fotógrafo: Lírio Santos e Silva/PMC